Departamento de Morfologia e Função

OBJECTIVOS

O principal objectivo é a formação graduada e pós-graduada nas suas diferentes áreas disciplinares, bem como a prossecução de actividades de Investigação e Desenvolvimento Experimental (I&DE). 

ESTRUTURA

A estrutura departamental compreende um Conselho de Departamento que integra todos os docentes e investigadores doutorados, o qual elege em cada quadriénio o Presidente e os Coordenadores de Estudos de cada uma das duas áreas científicas. O Presidente nomeia uma Comissão Executiva para o coadjuvar no exercício das suas funções e competências. 

Presidente do Departamento 

Prof. Graça Ferreira Dias 

Comissão Executiva 

Prof. Graça Maria Leitão Ferreira Dias
Prof. Graça Maria Alexandre Pires Lopes de Melo 
Prof. José António Freitas Duarte 

COORDENADOR DE ESTUDOS DA ÁREA CIENTÍFICA

Prof. José António Mestre Prates 

Conselho de Departamento 

 

Prof. Fernando Garcia e Costa
Prof. Graça Ferreira Dias
Prof. José Henrique Dias Correia
Prof. João Martins Afonso
Prof. Graça Pires Lopes de Melo
Prof. Mário Soares de Pinho
Prof. José Mestre Prates
Prof. José Ferreira da Silva

Prof. António Freitas Duarte
Prof. Mário Quaresma
Prof. Luisa Mendes Jorge
Prof. Fernando Ferreira 

CONTACTOS

Drª. Alexandra Matos (C3.25)
dmf@fmv.ulisboa.pt
Tel. e Fax: + 351 21 365 28/29 

ACTIVIDADES

O DMF exerce a sua actividade repartida por três grandes áreas: ensino graduado e pós-graduado, investigação e prestação de serviços. Para obter informação mais desenvolvida sobre as actividades do Departamento é favor procurar nas páginas das respectivas Secções ou no Secretariado do Departamento.

Na área de ensino graduado, o DMF é responsável pela leccionação de disciplinas relativas às ciências básicas, do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Estas matérias são propedêuticas das disciplinas de índole clínico, de produção animal, de segurança alimentar e de sanidade animal. Este departamento participa e assegura também integralmente ou colabora parcialmente na leccionação de disciplinas da licenciatura em Engenharia zootécnica, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia (ISA/ULisboa). O DMF participa activamente na orientação e tutoria de estudantes estagiários do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da  FMV/U Lisboa e de Mestrados de outras Instituições de Ensino  Superior e de Investigação (ISA/ULisboa, etc.). Participa na colaboração e orientação da tutela dos “Preparatórios de Medicina Veterinária” por parte da Universidade dos Açores.

Relativamente ao ensino pós-graduado, o DMF colabora nos seguintes mestrados e cursos de pós-graduação: Mestrado em Segurança Alimentar, Mestrado em Produção Animal (ISA/FMV), mestrado e curso de pós-graduação em “Controlo de Qualidade e Toxicologia” (FF-ULisboa). Existe assim uma marcada tendência para o envolvimento dos docentes e investigadores em actividades intra e extra-muros com outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras e da sociedade civil. Na área de investigação, o DMF desenvolve projectos de investigação fundamental e aplicada que integram as Unidades de Investigação do CIISA, das ciências básicas às ciências de aplicação, que envolvem investigadores nacionais com parceria internacional. As actividades de prestação de serviço extra-muros são desenvolvidas de acordo com as solicitações dos vários sectores da sociedade Portuguesa.