Departamento de Morfologia e Função

OBJECTIVOS

O principal objetivo é a formação graduada e pós-graduada nas suas diferentes áreas disciplinares, bem como a prossecução de actividades de Investigação e Desenvolvimento Experimental (I&DE).

ESTRUTURA

A estrutura departamental compreende um Conselho de Departamento que integra todos os docentes e investigadores doutorados, o qual elege em cada quadriénio o Presidente e os Coordenadores de Estudos de cada uma das duas áreas científicas. O Presidente nomeia uma Comissão Executiva para o coadjuvar no exercício das suas funções e competências.

Presidente do Departamento

Comissão Executiva

Prof. António José Freitas Duarte
Prof. Victor Manuel Diogo Alves

COORDENADOR DE ESTUDOS DA ÁREA CIENTÍFICA

Prof. Graça Maria Ferreira Dias

Conselho de Departamento

Prof. Graça Maria Ferreira Dias
Prof. Graça Maria Alexandre Pires de Lopes Melo
Prof. António José de Freitas Duarte
Prof. José Henrique Rocha Dias Correia
Prof. João José Martins Afonso
Prof. José Manuel Antunes Ferreira da Silva
Prof. Mário António Pereira da Silva Soares de Pinho
Prof. Victor Manuel Diogo de Oliveira Alves
Prof. Mário Alexandre Gonçalves Quaresma
Prof. Maria de São José Centeno
Prof. Maria Luísa Mendes Jorge
Prof. Fernando António da Costa Ferreira

Maria Paula Silva (C3.101)
dmf@fmv.ulisboa.pt
T: 213 652 884

ACTIVIDADES

O DMF exerce a sua actividade repartida por três grandes áreas: ensino graduado e pós-graduado, investigação e prestação de serviços. Para obter informação mais desenvolvida sobre as actividades do Departamento é favor procurar nas páginas das respectivas Secções ou no Secretariado do Departamento.

Na área de ensino graduado, o DMF é responsável pela leccionação de disciplinas relativas às ciências básicas, do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Estas matérias são propedêuticas das disciplinas de índole clínico, de produção animal, de segurança alimentar e de sanidade animal. Este departamento participa e assegura também integralmente ou colabora parcialmente na leccionação de disciplinas da licenciatura em Engenharia zootécnica, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia (ISA/ULisboa). O DMF participa activamente na orientação e tutoria de estudantes estagiários do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da  FMV/U Lisboa e de Mestrados de outras Instituições de Ensino  Superior e de Investigação (ISA/ULisboa, etc.). Participa na colaboração e orientação da tutela dos “Preparatórios de Medicina Veterinária” por parte da Universidade dos Açores.

Relativamente ao ensino pós-graduado, o DMF colabora nos seguintes mestrados e cursos de pós-graduação: Mestrado em Segurança Alimentar, Mestrado em Produção Animal (ISA/FMV), mestrado e curso de pós-graduação em “Controlo de Qualidade e Toxicologia” (FF-ULisboa). Existe assim uma marcada tendência para o envolvimento dos docentes e investigadores em actividades intra e extra-muros com outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras e da sociedade civil. Na área de investigação, o DMF desenvolve projectos de investigação fundamental e aplicada que integram as Unidades de Investigação do CIISA, das ciências básicas às ciências de aplicação, que envolvem investigadores nacionais com parceria internacional. As actividades de prestação de serviço extra-muros são desenvolvidas de acordo com as solicitações dos vários sectores da sociedade Portuguesa.