OBJETIVOS

O Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar (DPASA) integra as áreas científicas de Produção Animal e da Segurança Alimentar e tem como objetivos dinamizar e coordenar as atividades de ensino, de investigação e de prestação de serviços especializados nessas áreas

Na área da Produção Animal incluem-se os recursos genéticos e o seu melhoramento, a nutrição e a alimentação, os sistemas e técnicas de produção, a sustentabilidade ambiental e económica, o comportamento e o bem-estar dos animais.

Na área da Segurança Alimentar, incluem-se a qualidade e segurança sanitária dos alimentos de origem animal, as tecnologias de preparação e preservação dos alimentos de origem animal e a saúde pública veterinária.

No âmbito do ensino, o DPASA colabora no mestrado integrado em Medicina Veterinária e no Doutoramento em Ciências Veterinárias e coordena os mestrados em Engenharia Zootécnica / Produção Animal (em parceria com o Instituto Superior de Agronomia) e o mestrado em Segurança Alimentar. Na formação ao longo da vida o DPASA promove diversos cursos nas suas áreas de atuação.

No âmbito da investigação e desenvolvimento, o DPASA, em sintonia com o CIISA, estimula o concurso a projetos nacionais e internacionais nas suas áreas de interesse, com ou sem colaborações com outras entidades destas áreas, promovendo a integração dos docentes e investigadores, estimulando a participação dos estudantes e contribuindo para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da Sociedade.

ESTRUTURA

A estrutura departamental compreende um Conselho de Departamento que integra todos os docentes e investigadores doutorados, o qual elege em cada quadriénio o Presidente e os Coordenadores de Estudos de cada uma das duas áreas científicas. O Presidente nomeia uma Comissão Executiva para o coadjuvar no exercício das suas funções e competências.

Presidente do Departamento

Comissão Executiva

Prof. Magda Alexandra Nobre Martins Aguiar de Andrade Fontes
Prof. Marília Catarina Leal Fazeres Ferreira

Coordenadores de Estudos das áreas científicas:

- Área Científica de Produção Animal: Prof. José Pedro Lemos
- Área Científica de Segurança Alimentar: Prof. António Barreto

O Conselho de Departamento:

Prof. António Salvador Ferreira Henriques Barreto
Prof. Carlos Mendes Godinho de Andrade Fontes
Prof. Fernando Manuel D'Almeida Bernardo
Prof. Luis Manuel dos Anjos Ferreira
Prof. José Pedro da Costa Cardoso de Lemos
Prof. Luis Lavadinho Telo da Gama
Prof. Rui José Branquinho de Bessa
Prof. Yolanda Maria Vaz
Prof. Ilda Maria Neto Gomes Rosa
Prof. Magda Alexandra Nobre Martins Aguiar de Andrade Fontes
Prof. Maria Gabriela Lopes Veloso
Prof. Maria João dos Ramos Fraqueza
Prof. Marília Catarina Leal Fazeres Ferreira

Professores convidados

Doutora Ana Rita Sá Henriques
Dr. Miguel José Sardinha de Oliveira Cardo
Dr. Telmo Renato Landeiro Raposo Pina Nunes

Doutor Luís Alfaro Cardoso

Maria Paula Silva (C3.101)
dpasa@fmv.ulisboa.pt
Tel: + 351 21 365 2884
Fax: + 351 21 365 2889

ACTIVIDADES

O DPASA exerce a sua atividade em três grandes áreas: ensino graduado e pós-graduado, investigação e prestação de serviços.

Na área de ensino graduado e pós-graduado, o DPASA é responsável pela lecionação de unidades curriculares relativas à Produção Animal e à Segurança Alimentar do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, da licenciatura e do mestrado em Engenharia Zootécnica (em parceria com o Instituto Superior de Agronomia) e do Mestrado em Segurança Alimentar Na área de investigação, o DPASA desenvolve projetos de investigação fundamental e aplicada que integram as Unidades de Investigação do CIISA, das ciências básicas às ciências de aplicação, que envolvem investigadores nacionais e parcerias internacionais.

As atividades de prestação de serviço são desenvolvidas de acordo com as solicitações da sociedade, nomeadamente nas áreas da nutrição e alimentação, sistemas de produção, melhoramento animal, economia agrária, comportamento animal e tecnologia e segurança dos alimentos de origem animal.