Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar

OBJETIVOS

O Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar (DPASA) integra as áreas científicas de Produção Animal e da Segurança Alimentar e tem como objetivos dinamizar e coordenar as atividades de ensino, de investigação e de prestação de serviços especializados nessas áreas

Na área da Produção Animal incluem-se os recursos genéticos e o seu melhoramento, a nutrição e a alimentação, os sistemas e técnicas de produção, a sustentabilidade ambiental e económica, o comportamento e o bem-estar dos animais.

Na área da Segurança Alimentar, incluem-se a qualidade e segurança sanitária dos alimentos de origem animal, as tecnologias de preparação e preservação dos alimentos de origem animal e a saúde pública veterinária.

No âmbito do ensino, o DPASA colabora no mestrado integrado em Medicina Veterinária e no Doutoramento em Ciências Veterinárias e coordena os mestrados em Engenharia Zootécnica / Produção Animal (em parceria com o Instituto Superior de Agronomia) e o mestrado em Segurança Alimentar. Na formação ao longo da vida o DPASA promove diversos cursos nas suas áreas de atuação.

No âmbito da investigação e desenvolvimento, o DPASA, em sintonia com o CIISA, estimula o concurso a projetos nacionais e internacionais nas suas áreas de interesse, com ou sem colaborações com outras entidades destas áreas, promovendo a integração dos docentes e investigadores, estimulando a participação dos estudantes e contribuindo para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da Sociedade.

ESTRUTURA

A estrutura departamental compreende um Conselho de Departamento que integra todos os docentes e investigadores doutorados, o qual elege em cada quadriénio o Presidente e os Coordenadores de Estudos de cada uma das duas áreas científicas. O Presidente nomeia uma Comissão Executiva para o coadjuvar no exercício das suas funções e competências.

ATIVIDADES

O DPASA exerce a sua atividade em três grandes áreas: ensino graduado e pós-graduado, investigação e prestação de serviços.

Na área de ensino graduado e pós-graduado, o DPASA é responsável pela lecionação de unidades curriculares relativas à Produção Animal e à Segurança Alimentar do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, da licenciatura e do mestrado em Engenharia Zootécnica (em parceria com o Instituto Superior de Agronomia) e do Mestrado em Segurança Alimentar Na área de investigação, o DPASA desenvolve projetos de investigação fundamental e aplicada que integram as Unidades de Investigação do CIISA, das ciências básicas às ciências de aplicação, que envolvem investigadores nacionais e parcerias internacionais.

As atividades de prestação de serviço são desenvolvidas de acordo com as solicitações da sociedade, nomeadamente nas áreas da nutrição e alimentação, sistemas de produção, melhoramento animal, economia agrária, comportamento animal e tecnologia e segurança dos alimentos de origem animal.

Presidente do Departamento

Prof. José Pedro da Costa Cardoso de Lemos
Prof. Rui José Branquinho de Bessa (Interino)

Comissão Executiva