Departamento de Sanidade Animal

OBJECTIVOS

O Departamento de Sanidade Animal tem como objetivo contribuir para a formação graduada e pós- graduada de estudantes na área da Sanidade Animal, bem como desenvolver atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e de prestação de serviços à comunidade.

 

ESTRUTURA

A estrutura departamental compreende um Conselho de Departamento que integra todos os docentes e investigadores doutorados, o qual elege em cada quadriénio o Presidente e os Coordenadores de Estudos de cada uma das duas áreas científicas. O Presidente nomeia uma Comissão Executiva para o coadjuvar no exercício das suas funções e competências.

 
Presidente do Departamento

Prof. Carlos Martins

 

Comissão Executiva

Prof. Carlos Martins
Prof. Fernando Boinas
Prof. Luís Madeira de Carvalho

 

Coordenador de Estudos da área cientíca

Prof. Virgílio Almeida

 

Conselho de Departamento

Prof. Luis Tavares
Prof. Conceição Peleteiro
Prof. Carlos Martins
Prof. Fernando Boinas
Prof. Isabel Fonseca
Prof. Luis Carvalho
Prof. Virgílio Almeida
Prof. Ana Duarte
Prof. Fernando Afonso
Prof. Jorge Correia
Prof. José Meireles
Prof. Isabel Neto
Prof. Manuela Oliveira
Prof. Solange Gil
Prof. José Júlio Alfaro Cardoso
Prof. José João Sousa Nunes
Doutor José Alexandre Cameira Leitão

 

CONTACTOS

Idalina Camões (C3.67)
dsa@fmv.ulisboa.pt
Tel.: + 351 21 365 2882
Fax: + 351 21 365 2895

 

ACTIVIDADES

Os membros do DSA desenvolvem as suas atividades de ensino, investigação e prestação de serviços, no âmbito da ação departamental em diferentes áreas, nomeadamente:

No plano de estudos da FMV e em estreita ligação com o Hospital Escolar e sua Unidade de Isolamento de Doenças Infeciosas e Unidade de Clínica de Grandes Animais, participam na docência da licenciatura em Estudos Básicos em Ciências de Saúde Animal, no curso de Mestrado Integrado de Medicina Veterinária e na licenciatura em Engenharia Zootécnica, esta, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia. A atividade de ensino estende-se ainda aos cursos de pós-graduação de Mestrado em Segurança Alimentar, Mestrado em Produção Animal (ISA/FMV). Os membros do departamento orientam e colaboram na tutoria de estudantes estagiários do MIMV e de outros Mestrados da ULisboa e outras Instituições de Ensino Superior e de Investigação, nacionais e estrangeiras, bem como na orientação de doutorandos. O DSA promove ações de formação contínua e de atualização para médicos veterinários, técnicos de laboratório e ações de vulgarização em iniciativas nas áreas de Sanidade e Produção Animal, colaborando também com a OMV, a DGAV, Associações de Estudantes de Medicina Veterinária e outras entidades.

Na área de investigação, o DSA desenvolve projetos de investigação e desenvolvimento, nacionais e internacionais, no âmbito das Unidades de Investigação do CIISA.

A prestação de serviços é desenvolvida na Faculdade e extramuros. Na FMV, o DSA apoia o Hospital Escolar, a Unidade Clínica de Grandes Animais, coordena a atividade da Unidade de Isolamento de Doenças Infeciosas e colabora também, com outros sectores. A prestação de serviços à comunidade inclui apoio laboratorial técnico-científico, consultorias e protocolos de colaboração com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.