Mestrado em Segurança Alimentar

Mestrado em Segurança Alimentar


 15ª EDIÇÃO //  2022|2024



Na atualidade a “Segurança Alimentar” é, a par das alterações climáticas, um dos maiores desafios que se colocam à sobrevivência da humanidade: sem acesso a géneros alimentícios nutritivos e saudáveis e em quantidade suficiente, a espécie humana compromete o seu desenvolvimento. O conceito de “Segurança Alimentar”, tal como é reconhecido pela FAO, é multifatorial e complexo. Contempla não só o acesso físico, social e económico de todas as pessoas aos géneros alimentícios, em quantidades suficientes e em qualquer momento, mas abrange também a sua segurança sanitária e a sua adequabilidade nutricional a uma vida ativa e saudável. Qualquer atuação nesta temática carece de uma abordagem multidisciplinar, tendo como eixo central os enquadramentos científicos, técnicos, legislativos e normativos aplicáveis à produção, transformação e distribuição dos géneros alimentícios, de modo a proteger os interesses dos consumidores e a Saúde Pública.

 

"...é importante ganharmos alguma formação em termos da eficiência de produção, de todas as normas inerentes aos processos produtivos e também um pouco de análise de risco e melhoria contínua dos processos, daí me ter inscrito neste mestrado...

...Se queres ser um técnico de referência na área alimentar, então faz o teu percurso na FMV".

 

João Letras, 27 anos
(Bioquímico / Mestre em Enologia e Viticultura / Aluno do MSA 2020)

"... logo quando estava a tirar a licenciatura comecei a interessar-me por áreas como a tecnologia alimentar e a segurança alimentar. Quando fui escolher um mestrado, alguns Professores aconselharam-me a ver o Mestrado da FMV e como a Faculdade de Medicina Veterinária é uma faculdade com prestígio, eu investiguei e pareceu-me uma boa escolha."

"...se quiseres um Mestrado bom na área da Qualidade e Segurança Alimentar e onde te vais sentir muito integrado e vais estar constantemente a aprender, escolhe a FMV."

 

Patrícia Bernardo, 26 anos
(Técnica em Produção Alimentar / Aluna do MSA 2020)

"Se querem aprender mais sobre Segurança Alimentar, contactar com realidades de empresas muito importantes e muito significativas no nosso país, ter um grande espírito de camaradagem e ganharem um curriculum fantástico, venham fazer um Mestrado em Segurança Alimentar na FMV".

 

Joana Silva, 27 anos
(Médica Veterinária / Mestre em Segurança Alimentar 2020)


Prémio de Mérito do Mestrado em Segurança Alimentar (MSA)

Para além das inúmeras parcerias de referência criadas no âmbito curricular, o MSA da FMV dinamiza o seu potencial antevendo as edições vindouras, instituindo assim o Prémio de Mérito do Mestrado em Segurança Alimentar como elemento diferenciador, motivacional e, acima de tudo, reconhecedor do mérito dos seus estudantes.

O prémio destina-se a todos estudantes matriculados e inscritos no MSA.

O valor do prémio é igual ao da propina anual fixada para este ciclo de estudos. Por outras palavras, mantendo os requisitos mais elevados, é possível fazer um ano do Mestrado de forma gratuita!

Vem estudar connosco.

Para mais informações consulte o Regulamento

Objetivos

O curso de Mestrado em Segurança Alimentar (MSA) visa garantir uma formação de elevado nível na área agro-alimentar, alicerçada em conhecimento técnico e suportado por investigação científica, inovação e desenvolvimento. Deste modo, pretende-se que os estudantes do MSA adquiram as seguintes competências:

  1. Desempenhar atividades na área da qualidade alimentar, com especial ênfase na segurança dos alimentos;
  2. Integrar equipas profissionais pluridisciplinares;
  3. Comunicar com técnicos e colaboradores do sector alimentar com diferentes formações e níveis de conhecimento;
  4. Compreender e analisar criticamente fatores ligados à produção e transformação de alimentos que influenciam a sua segurança sanitária e qualidade;
  5. Planear, implementar e validar sistemas pró-ativos de segurança dos alimentos;
  6. Aplicar opções e restrições tecnológicas e de gestão para atingir determinados níveis de qualidade definidos pelas organizações produtoras de alimentos;
  7. Identificar, analisar criticamente e avaliar problemas de segurança e qualidade numa organização produtora de alimentos tendo em consideração requisitos legais, nacionais e comunitários;
  8. Avaliar e melhorar processos de controlo de qualidade e da segurança integrando aspetos de gestão ambiental.

Assim, os Pós-graduados em Segurança Alimentar ou os Mestres em Segurança Alimentar ficarão habilitados a exercer atividade profissional no domínio dos sistemas de aprovisionamento dos mercados em géneros alimentícios com especial ênfase para os respetivos procedimentos de avaliação e gestão da qualidade, da nutrição e da segurança.

Parceria APCER

Com esta parceria, o Mestrado em Segurança Alimentar (MSA) reforça, uma vez mais, o compromisso de melhoria constante perante todos os estudantes e assume maior responsabilidade e confiança na sociedade.

Por cumprir continuamente com os mais altos requisitos de qualidade, de forma a assegurar a melhoria constante do ensino ministrado com grande aplicação prática no mundo laboral da Agro-indústria, considera-se importante fornecer ferramentas de grande valor, pelo que a possibilidade dos estudantes conseguirem agregar ao grau de Mestre em Segurança Alimentar a certificação de auditores internos para os Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 e de Segurança dos Alimentos ISO22000:2018 aumenta o seu leque de competências, com maior garantia de empregabilidade.

No nosso Mestrado as competências vão do prado ao prato satisfazendo sempre as expectativas dos consumidores tal como designado nos Sistemas de Gestão de Qualidade e de Segurança dos Alimentos - Sistema de Gestão da Qualidade (ISO9001:2015) e Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos (ISO22000:2018)

Estudantes do MSA enquanto Auditores Internos

Com a parceira da APCER e respetivo reconhecimento da qualidade do Ensino do Mestrado em Segurança Alimentar da FMV-ULisboa, os nossos estudantes, durante a fase curricular, adquirem as competências necessárias para se candidatarem à certificação como Auditores Internos para os referenciais ISO9001:2015 e ISO22000:2018.


Instituições Parceiras

De modo a podermos dar o melhor acompanhamento e know-how trabalhamos com os melhores parceiros.
Desta forma elevamos o nosso e o vosso nível aos mais altos padrões de qualidade para que, na altura de aplicarem o vosso conhecimento, o possam fazer devidamente cientes e capacitados.

                    

Admissão

Podem candidatar-se ao ingresso no Curso de Pós-graduação ou de Mestrado em Segurança Alimentar os detentores do 1º ou 2º ciclos de estudos superiores, nos domínios das Ciências Veterinárias, da Nutrição, Agrárias, Biológicas ou das Engenharias dos Alimentos ou Zootécnicas. Podem ainda candidatar-se profissionais ligados aos sectores de Produção, Transformação, Conservação, Distribuição e Comercialização de alimentos, com currículo científico ou profissional que seja reconhecido pela Comissão Científica do Curso de Mestrado em Segurança Alimentar como adequado ao ingresso.

Candidaturas



Portal de Candidatura (novos alunos)
Manual de Apoio à Candidatura

Selecione de acordo com a sua situação atual:

As candidaturas para admissão ao curso de MSA 2022/2024 (15ª Edição) decorrerão em 2 fases:



1ª Fase

15 JAN - 30 ABR'22 |
Estudantes Internacionais
  2ª Fase

1 MAI - 30 JUN'22 |
Estudantes Nacionais e/ou Comunitários


Edital 2022/2024 (PT)

As candidaturas devem ser feitas online através da conta no FenixEdu da FMV-ULisboa, com a entrega obrigatória de todos os documentos mencionados no Edital. Serão excluídas as candidaturas que não estejam instruídas com o disposto no Edital.

 

A inscrição de candidatura implica o pagamento de uma taxa de 100€, não reembolsável (exceto em caso de o Mestrado não se realizar).
 

Documentação

  1. Documento de identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Bilhete de Identidade Estrangeiro, Passaporte, Título de Residência);
  2. Fotocópia de documento oficial que contenha o número de identificação fiscal (se aplicável);
  3. Certidão comprovativa de grau académico;
  4. Documento comprovativo da escala de classificação utilizada no país de origem (se aplicável);
  5. Curriculum Vitae;

O documento referido na alínea c), no caso de certidões obtidas em países extracomunitários, deve ser visado pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento e, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.

Os candidatos devem ainda comprovar conhecimentos linguísticos adequados à frequência do curso (domínio da língua portuguesa e/ou inglesa), se aplicável.

 

Informações complementares

Os estudantes poderão obter informações e esclarecimentos junto do secretariado do curso através do seu correio eletrónico (msa@fmv.ulisboa.pt) ou junto da Área Académica da FMV, no seu horário de funcionamento, entre as 9:00 até 15:00 (dias úteis) ou por correio eletrónico divacademica@fmv.ulisboa.pt.

Legislação

Despacho n.º 7539/2019 de 20 de agosto - Regulamento do Mestrado em Segurança Alimentar

Funcionamento e Horários

O Curso de MSA tem a duração de 4 semestres (2 anos), compreendendo um total de 120 créditos europeus de transferência (ECTS), sendo constituído por uma parte curricular com 60 ECTS e uma dissertação de 60 ECTS.

A parte curricular (1º ano) será ministrada às quintas e sextas-feiras entre as 18.00 e as 22.00 horas e aos sábados entre as 9.00 e as 13.00 horas.

Vagas

O Mestrado deverá ter entre 15 e 40 estudantes

Plano de Estudos

 

Unidades curriculares
1º Semestre ECTS
Microbiologia alimentar 3,5
Química alimentar 2,0
Bioquímica alimentar 2,0
Produção de animais de exploração 3,0
Produção de vegetais e de outros alimentos 2,0
Higiene da produção e da transformação de alimentos 2,0
Tecnologia de alimentos 4,0
Epidemiologia 3,5
Estatística aplicada 2,0
Nutrição e Alimentação 2,0
2º Semestre
Direitos e deveres do consumidor 1,5
Legislação aplicada à qualidade alimentar 2,0
Toxinfeções alimentares 3,0
Controlo de qualidade alimentar 3,0
Métodos pró-activos de segurança alimentar 3,0
Novos alimentos / novos conceitos de alimentação 2,0
Referenciais normativos e sistemas integrados 3,0
Biossegurança e certificação sanitária 3,0
Avaliação e gestão do impacto ambiental 3,5
Análise de risco aplicada à segurança alimentar 2,0
3° e 4° semestres
Dissertação 60,0

Encargos


Estudante Nacional/Comunitário

1.250 € | em 10 prestações
 
Estudante internacional

2.500 € | em 10 prestações

No ato de matrícula e inscrição é saldada obrigatoriamente 20% da totalidade da taxa anual de frequência (propina), acrescida da taxa de inscrição e seguro escolar. 

Coordenação

Prof.s Doutores Rui Bessa e Maria João Fraqueza

Comissão Científica

Prof. Doutor Rui Bessa
Prof. Doutora Maria João Fraqueza
Prof. Doutor Virgílio Almeida
Prof. Doutora Marília Ferreira
Prof. Doutora Magda Aguiar Fontes
Prof. Doutor João Bettencourt Cota