Gabinete de Apoio ao Estudante

O Apoio ao Estudante, é uma das funções que a FMV, em termos globais, e o Conselho Pedagógico (CP), em específico, dedicam a sua atenção e esforços, os quais são desenvolvidos a dois níveis, promovendo o sucesso académico e garantindo o bem-estar da sua população estudantil.

Estes níveis de apoio são interdependentes e já eram exercidos de forma autónoma por vários docentes, funcionários não docentes e estudantes da FMV, cuja ação foi enquadrada em 2018 com a criação de estruturas direcionadas para o efeito: o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAPE), no âmbito das competências do CP e o Grupo de Mentores (GM), em estreita articulação e sob a tutela do GAPE.

 

 

 

O Gabinete de Apoio ao Estudante (GAPE) foi criado pelo Conselho Pedagógico (CP) em fevereiro de 2018, com a missão de congregar esforços tendo em vista as necessidades físicas, emocionais e o bem-estar dos estudantes da FMV.

O GAPE iniciou as atividades em julho de 2018, tornando-se efetivo em setembro do mesmo ano. Na sua estrutura foi considerada a sua coordenação pelo Presidente em exercício do Conselho Pedagógico e que deveria incluir um conjunto de docentes, quer membros do CP, quer membros cooptados, que com base nas suas funções, características pessoais e aprovados em reunião do CP, tivessem a capacidade de desempenhar a sua atividade no âmbito da sua missão. Em 2018 o GAPE compreendia oito docentes e a partir de 2022 começou a incluir também funcionários não docentes, sendo composto na atualidade por 14 membros.

O Grupo de Mentores (GM) foi criado em setembro de 2018, constituído por estudantes voluntários do 2º ao 5º Ano do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV) e do Doutoramento em Ciências Veterinárias (DCV). O GM foi pensado como uma primeira estrutura de proximidade no apoio aos estudantes do 1º ano, sob a supervisão dos docentes do GAPE, que funcionam como Tutores. O GM começou em 2018 com 22 estudantes, aumentando progressivamente todos os anos letivos, atingindo o seu número atual de cerca de 100 estudantes, sinal do interesse e relevo do trabalho realizado por este grupo até ao momento. O GM tem um regulamento próprio aprovado pelo Conselho Pedagógico, sendo liderado por um/a estudante Presidente da Direção, com uma estrutura diretiva que abrange ainda outros órgãos sociais eleitos todos os anos.

O GAPE e o GM procuram articular-se e estabelecer uma rede de apoio aos estudantes desde que entram na FMV, desenvolvendo ações e atividades no sentido de um melhor e mais eficiente:

  • Acolhimento e acompanhamento dos estudantes do 1º ano na sua inscrição e adaptação à FMV-ULisboa
  • Diagnóstico e prevenção do insucesso académico e abandono escolar
  • Sinalização e acompanhamento psico-emocional
  • Encaminhamento de casos para apoio institucional
  • Bem-estar dos estudantes da FMV, através de uma boa realização académica e pessoal, numa filosofia de Mentoria para a Vida.

 

Cheque Psicológico: Ensino Superior

O Ministério da Juventude e Modernização, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado, a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Ordem dos Nutricionistas, celebraram um protocolo de cooperação que prevê disponibilização de apoios à comunidade estudantil do Ensino Superior - com a atribuição de cheques psicólogo e cheques nutricionista. 

O que é o CHEQUE-PSICÓLOGO: O Cheque-Psicólogo foi uma medida criada a fim de facilitar acesso aos cuidados da Saúde Mental dos estudantes das instituições de ensino superior portuguesas, que pretende reduzir as dificuldades de acesso a este tipo de serviços de saúde e colaborar no sentido de reduzir o estigma que se encontra associado aos problemas relacionados com a Saúde Mental.

O apoio contempla a atribuição entre 2 a 12 Cheques-Psicólogo (sessões com um profissional da área da Psicologia).

Os primeiros 2 Cheques-Psicólogo (2 sessões) destinam-se ao processo de avaliação e diagnóstico, durante o qual o Psicólogo irá determinar se o/a estudante preenche os critérios de acesso à medida.

Como funciona:  O cheque é solicitado pelo/a estudante, junto dos Serviços de Ação Social da ULisboa. O estudante escolhe um dos/as Psicólogo/as registados numa lista nacional de prestadores/as, a disponibilizar no portal Portugal.gov.pt. - https://www.gov.pt/

 

----   https://www.gov.pt/servicos/pedir-cheque-psicologo   ----

Qual é a validade?  Entre a utilização do primeiro e último Cheque-Psicólogo (validade de 12 meses a partir da data de emissão do primeiro Cheque).

Para mais informações:
Deverá contactar a DGES. Site - https://www.gov.pt/ ou a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Site -  https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/contactos

 

 


CONTACTOS:

GAPE
- apoioestudante@fmv.ulisboa.pt  |  gab.estudante@fmv.ulisboa.pt
Grupo de Mentores - gmentores@fmv.ulisboa.pt