Dia Mundial da Segurança dos Alimentos – Preparar o Inesperado
2024-06-12
Pela ocasião do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrou-se na FMV, no passado dia 07 JUN’24, o evento “Dia Mundial da Segurança dos Alimentos - Preparar o inesperado”. Neste contexto reuniram-se os mais diversos parceiros da área Alimentar onde foi possível abordar os mais diversos temas que refletem a necessidade emergente da aposta nesta área, tendo em consideração a sustentabilidade dos meios existentes na relação constante entre a Natureza, Animais e Homem, em suma o Ambiente.

É com especial carinho que a FMV assume este papel e responsabilidade, pela mão da Prof.ª Maria João Fraqueza, que, enquanto coordenadora do Mestrado em Segurança Alimentar, não deixou passar em branco esta ocasião, fazendo salientar, através dos diferentes convidados e testemunhos por estes fornecidos, que a Segurança dos Alimentos e a aposta na formação, mais especificamente, o Mestrado em Segurança Alimentar, foi e é um projeto de extrema importância e a aposta ganha no contexto nacional, não só pelo número de edições (17) e consequente número de profissionais formados, como na mais valia que o saber e a formação trazem para a sociedade em geral.

No evento ficou patente a importância que a Segurança Alimentar assume na Sociedade e no contexto empresarial. Encontra-se disperso pelas mais variadíssimas áreas, sendo disso prova viva, os Alumnis que mesmo com formação Veterinária, assumem novos desafios e mesmo seguindo outros rumos, mantêm a ponte e as bases da aprendizagem. Afinal de contas esta é apenas mais uma opção que se abre num mundo cada vez mais dinâmico, ficando aqui patente que Veterinária não é só feita ou desenvolvida para o ambiente clínico…

“Animais Saudáveis dão alimentos saudáveis”
Esta questão é consensual, traduzindo o esforço contínuo de todas as entidades envolvidas nas mais diversas áreas ligadas ao setor, onde, de forma sempre rigorosa se faz aplicar a regulamentação e existe uma grande preocupação em poder garantir a segurança dos alimentos “desde o prado ao prato”.