Os 194 anos da Faculdade de Medicina Veterinária - ULisboa

2024-04-16

No passado dia 8 de abril celebraram-se os 194 anos de criação da Real Escola Militar Veterinária, antecessora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa), recordando-se brevemente o seu historial e homenageando-se todos os que contribuíram para a sua construção ao longo destes anos.

Em particular, lembrou-se o nome de dois insignes Professores que muito contribuíram para a sua evolução, cujos 200 anos do seu nascimento se completaram recentemente: o Professor João Inácio Ferreira Lapa e o Professor Sylvestre Bernardo Lima.

Como é tradição, homenagearam-se os melhores estudantes, tendo sido atribuídos os prémios CGD-FMV, Augusto Abreu Lopes e Mendanha Júnior. Foi ainda apresentada a nova bandeira da FMV, estabilizando o seu formato, mantendo naturalmente o logo com base no magnífico desenho do Prof. Ruy Thomaz da Costa Guerreiro sob o clássico fundo amarelo.

Comemoraram-se também os 25 anos de início da atividade nas atuais instalações no Alto da Ajuda, relembrando através duma apresentação pela Professora Conceição Peleteiro, vice-Reitora na altura, as fases da obra da sua construção, através de um conjunto de fotografias gentilmente cedidas pela Reitoria, e que integraram a exposição “A construção de um sonho” patente no átrio do Piso 0 do auditório B.

Na sua alocução o Sr. Reitor, Professor Luís Ferreira, relembrou a importância da Profissão Médico-Veterinária ao longo dos tempos e congratulou a FMV pela sua notável atividade em prol do Ensino e da Investigação Veterinários e por mais um aniversário.

A cerimónia terminou com mais uma magnífica atuação da VETuna, a que se seguiu um Porto de Honra e a visita à exposição fotográfica.

Foi um dia de boas recordações, de certeza do presente e de esperança no futuro desta casa centenária.