Investigação

Henrique Veiga Fernandes integra External Advisory Board do CIISA

2021-12-21

É com muita satisfação que comunicamos que o Doutor Henrique Veiga Fernandes acedeu ao convite do CIISA para integrar o seu External Advisory Board.

Henrique Veiga Fernandes é um imunologista de craveira internacional e um dos cientistas portugueses mais reconhecidos e premiados, tendo-se destacado pelo seu trabalho pioneiro no estudo  da interação entre os sistemas imunológicos e nervoso.

Licenciou-se em Medicina Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária da então Universidade Técnica de Lisboa em 1996 e doutorou-se em Imunologia em 2002, pela Universidade René Descartes em Paris. De seguida foi postdoc no National Institute for Medical Research, em Londres. Regressou a Portugal em 2009, estabelecendo-se como Investigador Principal no Instituto de Medicina Molecular. Em 2016, mudou-se para o Champalimaud Center for the Unknown, onde é Co-Director da Champalimaud Research e investigador Principal do laboratório de Imunofisiologia. Recebeu diversos prémios nacionais, tendo vencido o  Prémio Pfizer de Investigação Básica por três vezes,  em 2014, 2016 e 2020, e internacionais,  dos quais se destacam o Senior Research Award da Crohn’s and Colitis Foundation of America (EUA) em 2014, os Innovator and Breakthrough Awards da Kenneth Rainin Foundation (EUA), em 2013 e  2014, respetivamente,  o Allen Distinguished Investigator Award (EUA) em 2018 e o Chan Zuckerberg Initiative Award  (EUA) em 2020. Foi eleito membro da European Molecular Biology Organisation (EMBO) em 2015, e agraciado com a Ordem Militar de Sant'Iago da Espada no mesmo ano.

Do External Advisory Board do CIISA fazem também parte os seguintes cientistas:

• Professor Doutor Harry Gilbert, Newcastle University, Reino Unido
  • Professor Doutor Tim McAllister Agriculture and Agri-Food Canada, Lethbridge Research and Development Centre, Lethbridge, Canada.
  • Professor Doutor Fidel Toldrá, Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos, Valência, Espanha.