Investigação

Projeto liderado pelo Investigador Pedro Bule da FMV/CIISA ULisboa é reconhecido e distinguido no âmbito da 8ª Edição do Programa Gilead GÉNESE

2022-11-15


Programa Gilead GÉNESE
distingue projetos nas áreas de oncologia e virologia que contribuem para o aumento do conhecimento, a melhoria dos cuidados de saúde e para a melhoria da qualidade de vida dos doentes.

O Programa Gilead GÉNESE, um dos maiores programas de Responsabilidade Social Corporativa na área da saúde, distinguiu no passado dia 08 de Novembro de 2022, a Fundação Champalimaud, projetos de investigação e iniciativas de intervenção comunitária que contribuem para a inovação em saúde.

Na sua componente Investigação, o Programa Gilead GÉNESE privilegia projetos orientados para as temáticas de resultados em saúde, investigação com aplicação clínica e tecnologia ao serviço da saúde. Na vertente Comunidade, apoia projetos nas áreas da qualidade de vida, diagnóstico e participação cívica e cidadania.

Nesta 8ª edição candidataram-se 61 projetos nacionais, dos quais 39 no âmbito da investigação e 22 da intervenção comunitária, submetidos por diversas entidades de base científica e académica a grupos da sociedade civil. Destes foram selecionados 6 projetos de investigação e 6 de intervenção comunitária.

 



Na área de investigação, foi reconhecido e distinguido o projeto liderado pelo Investigador Pedro Bule da FMV/CIISA ULisboa:

 

GlycoTARGET: Desenvolvimento de uma nova geração de conjugados Anticorpo-Sialidase para modificação do glicocálice tumoral como imunoterapia para o carcinoma mamário triplo negativo

Resumo: O cancro da mama triplo negativo é um dos cancros da mama com prognóstico mais reservado,muito devido à escassez de alvos terapêuticos que permitam um tratamento eficaz e com poucos efeitos secundários. Recentemente, demonstrou-se que as células tumorais apresentam grandes quantidades de ácido siálico na sua superfície. Este tipo de açúcar atua como uma camuflagem nas células tumorais, protegendo-as da ação do sistema imunitário do doente. O projeto GlycoTARGET tem como objetivo desenvolver uma nova abordagem terapêutica para o cancro da mama triplo negativo, com base num anticorpo ligado a uma enzima, que remove o ácido siálico da superfície das células tumorais de uma forma seletiva, permitindo que estas sejam reconhecidas e eliminadas pelas células imunitárias do próprio doente.