Projetos

Sector Europeu de Bovinos de Carne reúne-se para promover a sustentabilidade

2021-11-25

 

BovINE – PRESS RELEASE 05 | EMITIDO 23 Novembro 2021

Este projeto tem o apoio da União Europeia através do programa rural renaissance do Horizonte 2020

Project No: 862590 da call H2020-RUR-2019-15
www.bovine-eu.net


Sector Europeu de Bovinos de Carne reúne-se para promover a sustentabilidade

Todos os intervenientes no sector dos bovinos de carne estão convidados a participar no Encontro do BovINE que se destina a partilhar conhecimentos e a discutir a sustentabilidade futura deste sector. Este Encontro decorrerá online no dia 2 de dezembro de 2021 e está aberto a todos. (Link para registo em baixo)

O 2º Encontro Internacional do Projeto BovINE, projeto europeu financiado pelo Horizonte 2020, é organizado por Liivimaa Lihaveis, Estónia, parceiro no BovINE. O encontro reúne produtores de carne de bovino, consultores, fornecedores, investigadores e decisores políticos para partilhar conhecimento e ideias, procurando melhorar a sustentabilidade do setor europeu de carne bovina.

"Em nome da Liivimaa, a Estónia tem o prazer de acolher esta reunião do BovINE num momento tão crítico da história do setor", diz o gestor da rede BovINE na Estónia, Airi Külvet. "A rede BovINE, presente em 10 países, permite o acesso aos conhecimentos existentes e em desenvolvimento para melhorar não só a saúde e o bem-estar dos animais, mas também garantir a sustentabilidade ambiental e a resiliência socioeconómica do setor de carne de bovino, incluindo a eficiência da produção. Além disso, a partilha de conhecimento sobre as necessidades dos consumidores e as expectativas para a qualidade da carne, por exemplo, ajudar-nos-á a planear o futuro."

O Ministro dos Assuntos Rurais da Estónia, Sr. Urmas Kruuse, dará início à reunião com um discurso sobre a perspetiva da Estónia sobre a sustentabilidade da produção de bovinos de carne, seguida de uma série de sessões apresentadas pelos Gestores de cada Rede Nacional do BovINE e pelos responsáveis dos Grupos de Trabalho Temáticos.

Os resultados das demonstrações e outros eventos realizados ao longo do último ano, com a presença dos produtores, vão destacar as Boas Práticas, já em uso, e as Inovações de investigação identificadas nas quatro áreas temáticas do projeto: Sustentabilidade Ambiental, Resiliência Socioeconómica, Saúde e Bem-Estar Animal e Eficiência na Produção e Qualidade da Carne.

José Pais, gestor da rede nacional, destaca o volume de informação recolhida e disponível na plataforma online (BKH) do BovINE, como um repositório importante e útil para ser usado pelos produtores na pesquisa de soluções para os problemas que enfrentam na sua actividade.

Para permitir uma partilha de conhecimento verdadeiramente produtiva, teremos a tradução simultânea em direto para oito idiomas europeus, estando disponível para todos os participantes através da plataforma online. Os idiomas disponíveis serão: inglês, estónio, francês, alemão, polaco, português, espanhol e italiano.

"Já existem muitas soluções para os desafios que o sector da carne de bovino enfrenta", diz a coordenadora do projeto BovINE, Prof. Maeve Henchion, do Teagasc. "Algumas são soluções que os produtores têm vindo a encontrar e já estão a implementar nas suas explorações agrícolas, enquanto outras foram desenvolvidas por investigadores e estão prontas para passar da teoria para a prática. A rede do BovINE recolheu soluções para temas específicos em todas as dimensões da sustentabilidade a partir destas fontes em 2021. Estamos
ansiosos por discuti-las com produtores, consultores, investigadores e todos os intervenientes da cadeia de valor da carne de bovino na nossa próxima reunião."

Para mais informações, incluindo a agenda da reunião online no dia 2 dezembro de 2021, e para se registar, consulte a página do Eventbrite

Notas aos Editores:

1. Tópicos Prioritários 2021 para cada um dos quatro temas do projeto BovINE

Área temática

Título do tópico prioritário

Breve descrição

Resiliência Socioeconómica

Iniciativas para promoção da imagem e sustentabilidade do consumo de carne de bovino

Identificar estratégias que podem melhorar a perceção do consumidor sobre a carne bovina, por exemplo, cadeias curtas de comercialização, rótulos de certificação e sustentabilidade e esquemas de certificação da produção.

Sistemas intensivos de produção de carne eficientes

Identificar sistemas de produção com estabulação mais eficiente de forma a reduzir o maneio excessivo dos animais; reduzir o nível de stress no animal e no operador e reduzir o consumo de energia e água.

Saúde e Bem-Estar Animal

Ferramentas simples de avaliação e divulgação do bem-estar animal nas explorações

Identificação de ferramentas que permitem inspeções rápidas e eficazes através de dispositivos móveis e/ou registos em papel.

Fatores associados ao maneio, ao alojamento e ao ambiente, que afetam o bem-estar animal nas unidades de recria e de acabamento

Identificar a influência de fatores de stress no ganho de peso médio diário, tais como operações de maneio ou interações agonísticas entre animais ou dificuldade de acesso destes a recursos.

Sustentabilidade Ambiental

Sistemas de apoio financeiro aos produtores de carne de bovino

Programas de apoio financeiro que
recompensem os produtores pelos serviços ambientais fornecidos, como redução de carbono, preservação da biodiversidade e da qualidade da água dos solos e do ar.

Sequestro de carbono nas explorações de bovinos de carne

Identificar métodos usados para aumentar o sequestro de carbono em explorações de bovinos de carne, como técnicas de maneio e
gestão de pastagens, técnicas de agricultura de conservação, e o papel potencial dos sistemas agroflorestais.

Eficiência Produtiva e Qualidade da Carne

Influência da alimentação e do stress na qualidade da carne

Identificar estratégias de alimentação e fatores que originam stress (na exploração e durante o
transporte) que podem alterar a qualidade da carne, conforme percecionado pelos consumidores (aparência, qualidade alimentar, prazo de validade, atributos acreditados).

Otimização do número de vitelos por vaca e por ano

Identificação de estratégias de produção (nutrição, saúde animal, gestão de dados, genética), para atingir o objetivo de um vitelo por vaca por ano.

Mais detalhes sobre os Tópicos Prioritários estão disponíveis no site do BovINE e na BovINE Knowledge Hub (BKH)

2. Mais informações sobre o projeto, incluindo pedidos de entrevistas com os Responsáveis dos Grupos Temáticos, Gestor de Projetos ou outros membros da equipa de projeto, e/ou conteúdo audiovisual (fotos/vídeos) contacte Rhonda Smith e Marie Saville no Reino Unido através de: bovine@minervacomms.net ou +44 (0) 1264 326427 / +44(0)7887-714957

3. A rede do BovINE tem um Network Manager (NM) sediado em cada um dos 9 Estados-membros (Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Espanha) que constrói redes através das suas comunidades de produtores de bovinos de carne. Os contactos de cada NM podem ser consultados no site do BovINE: http://www.bovine-eu.net/network-managers/

4. Este comunicado de imprensa e mais informações sobre os Tópicos Prioritários estão disponíveis noutros idiomas. Clique nas bandeiras na página inicial do site do BovINE para aceder a todos os materiais traduzidos daquele país.

5. Este projeto tem o apoio da União Europeia através do Horizonte 2020 programa “rural renaissance”. Project No: 862590 da call H2020-RUR-2019-15. Mais informação disponível em https://cordis.europa.eu/project/id/862590

6. Parceiros do projeto BovINE

No. *

Nome da Organização participante

País

Atividade

1

Teagasc - Agriculture and Food Development Authority
Project Coordinator – Prof. Maeve Henchion maeve.henchion@teagasc.ie
Project Manager – Richard Lynch: richard.lynch@teagasc.ie

Irlanda

Investigação aplicada/ extensão

2

Feirmeoiri Aontuithe na h-Eireann Iontaobiathe Teoranta LBG

Irlanda

Associação de produtores

3

Centro Ricerche Produzioni Animali - C.R.P.A. s.p.a.

Itália

Investigação aplicada

4

Unicarve - Associazione Produttori Carni Bovine

Itália

Associação de produtores

5

Institut de l'Elevage

França

Investigação aplicada/ consultoria

6

Fédération Nationale Bovine

França

Associação de produtores de bovinos de carne

7

Universidad de Zaragoza

Espanha

Investigação

8

Instituto Navarro de Tecnologias e Infraestructuras Agroalimentarias SA

Espanha

Investigação aplicada/consultoria

9

Szkola Glowna Gospodarstwa Wiejskiego

Polónia

Investigação

10

Polish Beef Association

Polónia

Associação de produtores de bovinos de carne

11

Faculdade de Medicina Veterinária

Portugal

Investigação

12

Promert – Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A.
ACBM- Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos

Portugal

Associação de produtores de bovinos

13

Eigen Vermogen van het Instituut voor Landbouw- en Visserijonderzoek

Bélgica

Investigação aplicada

14

Boerenbond

Bélgica

Associação produtores

15

Friedrich Loeffler Institut - Bundesforschungsinstitut fur Tiergesundheit

Alemanha

Investigação

16

Bundesverband Rind und Schwein e.V

Alemanha

Associação produtores

17

Minerva HCC Ltd

UK

SME

18

NPO Liivimaa Lihaveis

Estónia

Organização sem fins lucrativos


BovINE PR-05 – 23 de novembro de 2021 – FINAL