Projetos

Sustentabilidade permanece em alta na agenda dos produtores europeus de bovinos de carne

2022-04-04

PRESS RELEASE 06 – EMITIDA 29 março 2022
Sustentabilidade permanece em alta na agenda dos produtores europeus de bovinos de carne


Preços justos, alimentos alternativos, check-ups à saúde dos animais antes da compra, formação aos operadores para reduzir o stress dos animais no maneio e melhoria da qualidade da carne e ainda da biodiversidade, estão sob as luzes da ribalta para 2022

Os produtores de bovinos de carne na Europa continuam empenhados nesta colaboração estreita e contínua com a rede BovINE através de reuniões nacionais e internacionais, e da ligação com os coordenadores regionais (NMs) do projecto, para expressar e partilhar as suas necessidades em informação, ferramentas, e orientação prática, no sentido de garantir uma maior sustentabilidade das suas práticas agrícolas e das suas operações comerciais.

O resultado desta colaboração estreita é a seleção dos oito Tópicos Prioritários do BovINE para 2022, dois para cada uma das áreas temáticas do projeto:

- Resiliência Sócio-Económica
- Saúde e Bem-Estar Animal
- Eficiência da Produção e Qualidade da Carne
- Sustentabilidade Ambiental.

Os quatro Grupos Técnicos de Trabalho do BovINE (GTTs), um por cada área temática, liderados por investigadores de instituições de investigação e/ou ensino superior, apoiados por peritos e pelos coordenadores das redes regionais de Associações de Produtores, identificarão na literatura existente, recomendações de política e boas práticas na exploração agrícola para produzir soluções para estas necessidades prioritárias expressas pelos agricultores. “Aqui em Portugal”, diz José Pais da ACBM, coordenador da rede regional do BovINE, “os nossos produtores acolheram favoravelmente a oportunidade de partilhar as suas necessidades em termos de informação, orientação e boas práticas, que sirvam de apoio ao seu caminho rumo a uma maior sustentabilidade.”

Os tópicos prioritários do BovINE para 2022 vão desde: assegurar uma distribuição mais justa do preço pago ao longo da cadeia de abastecimento da carne de bovino, até à utilização de alimentos alternativos para animais, a fim de reduzir os elevados custos das matérias-primas; estabelecer controlos sanitários nas explorações de origem de animais jovens antes da compra ou venda; garantir formação em bem-estar animal para operadores e produtores para reduzir o stress nos animais durante o maneio; desde a identificação e validação de ferramentas para calcular e melhorar a sustentabilidade ambiental e a biodiversidade nas explorações de bovinos de carne; e desenvolver ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade da carne.

 “Os grupos técnicos de trabalho trabalharão no sentido de encontrar evidência científica e orientações ao nível das necessidades prioritárias para 2022,” diz Magda Aguiar Fontes, coordenadora do BovINE em Portugal, “e, sempre que possível, organizar demonstrações em explorações de bovinos de carne para apresentar boas práticas ‘de uso imediato’ pelos produtores”.

A rede BovINE em Portugal irá ainda ouvir mais uma vez os produtores nacionais e partilhar boas práticas e inovações no seu Encontro Nacional a realizar presencialmente em Portugal no Outono de 2022. Para receber informação atualizada sobre o Encontro Nacional do BovINE por favor contacte Magda Aguiar Fontes no e-mail: magdaaguiar@fmv.ulisboa.pt ou José Pais no e-mail: pais@acbm.pt

“Todos os produtores de bovinos de carne, seus consultores, empresas e serviços veterinários podem aceder à vasta gama e número crescente de boas práticas e inovações já recolhidas pela rede BovINE através da BovINE Knowledge Hub (BKH) acessível em https://hub.bovine-eu.net,” acrescenta José Pais.

O BovINE continua o seu trabalho de partilha de conhecimento e experiência com a comunidade de produtores europeus de bovinos de carne e com a cadeia de valor, no seu Encontro Transnacional a realizar no final de 2022.

Para se manter a par das notícias do projeto, aceda ao website do BovINE (www.bovine-eu.net) onde também se pode registar para receber a newsletter.

 

Fim/Notas finais

Notas aos Editores:

  1. Tópicos Prioritários 2022 para cada um dos quatro temas do projeto BovINE 

Área temática

Título do tópico prioritário

Breve descrição

Resiliência Socioeconómica

Métodos para assegurar uma distribuição mais justa do preço final ao longo da cadeia de abastecimento

Durante décadas, tem existido um debate sobre uma distribuição mais justa do valor acrescentado entre os actores das cadeias de abastecimento alimentar. O BovINE irá analisar e comparar factores que possam ter influência, iniciativas políticas a nível da UE e dos governos nacionais e estratégias de venda directa, para fornecer conhecimentos aos produtores de carne de bovino e às organizações de produtores.

A utilização de alimentos compostos para animais que permitam reduzir os elevados custos da matéria-prima para a alimentação

Desde 2021, que os preços das matérias-primas para a alimentação animal aumentaram significativamente. Claro que alimentos compostos alternativos podem ser encontrados no mercado, mas os seus conteúdos energéticos e proteicos têm de ser compatíveis com as necessidades de crescimento do gado bovino e ter um custo interessante para a produção. E, do mesmo modo, não poderão comprometer a qualidade final da carne.

Saúde e Bem-Estar Animal

Exame de saúde na exploração agrícola de vitelos antes da venda/compra, incluindo o estado de vacinação

As doenças são um grande problema quando se introduzem novos vitelos na exploração, tendo, normalmente, consequências prolongadas na saúde e bem-estar dos animais. Este tópico centra-se em possíveis ferramentas para prevenir a introdução de doenças nas explorações, incluindo a avaliação de programas de vacinação.

Formação em bem-estar animal para operadores/agricultores (manipuladores, transportadores e matadouros) e sistemas de condução sem stress durante a pesagem e o transporte de bovinos de carne

Diferentes países possuem os seus próprios regulamentos sobre a formação de tratadores, operadores ou transportadores de animais, especialmente na área de bem-estar animal. Este tópico não pretende avaliar as múltiplas regulamentações, mas sim os princípios gerais do maneio dos bovinos de carne com o objetivo de reduzir o stress e melhorar o bem-estar dos animais durante todo o processo de produção. Durante a pesagem, o carregamento/ descarregamento e transporte, os bovinos estão especialmente expostos ao stress e, portanto, o papel de um operador experiente e de estruturas/ equipamentos bem desenhados e especificamente preparados, são essenciais para garantir o bem-estar animal.

Sustentabilidade Ambiental

Ferramentas para calcular e melhorar a sustentabilidade ambiental nas explorações de bovinos de carne

As ferramentas existentes para calcular a sustentabilidade ambiental das explorações de bovinos de carne serão avaliadas, comparadas e classificadas de acordo com os indicadores que avaliam.

Métodos para melhorar a biodiversidade nas explorações de bovinos de carne sem necessidade de grandes investimentos

Identificação de inovações e boas práticas que podem ajudar os agricultores em diferentes regiões europeias e a agricultura em diversos terrenos, a tomar medidas de preservação da biodiversidade, a nível das parcelas, a nível das explorações agrícolas, mas também a nível regional. Concentrar-nos-emos não só em medidas para culturas e gestão de pastagens, mas também em medidas que melhorem a biodiversidade do solo e a qualidade da água. Serão também recolhidas medidas de avaliação eficazes.

Eficiência Produtiva e Qualidade da Carne

Ferramentas para avaliar a qualidade da carcaça e da carne antes do abate e após o abate

Identificar estratégias de alimentação e fatores que originam stress (na exploração e durante o
transporte) que podem alterar a qualidade da carne, conforme percecionado pelos consumidores (aparência, qualidade alimentar, prazo de validade, atributos acreditados).

Estratégias na produção para aumentar o marmoreado/ tenrura/cor na carne de bovino

Factores genéticos, nutricionais e de maneio aplicados nas explorações de bovinos de carne que contribuem para melhorar as características da carne, tais como o marmoreado, a tenrura e a cor, serão revistos.


Mais detalhes sobre os Tópicos Prioritários estão disponíveis no site do BovINE www.bovine-eu.net e na BovINE Knowledge Hub (BKH) – https://hub.bovine-eu.net – onde as Boas Práticas (BPs) e Inovações de Investigação (IIs) estão disponíveis e acessíveis a todos.

  1. Para mais informações sobre o projecto BovINE em Portugal contactar Magda Aguiar Fontes da Faculdade de Medicina Veterinária, magdaaguiar@fmv.ulisboa.pt, 213652884. Para uma mais vasta divulgação do projeto contactar Rhonda Smith ou Marie Saville no Reino Unido, bovine@minervacomms.net +44 (0) 1264 326427 / +44(0)7887-714957.

  2. A rede do BovINE tem um Network Manager (NM) sediado em cada um dos 9 Estados-membros (Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Espanha) que constrói redes através das suas comunidades de produtores de bovinos de carne. Os contactos de cada NM podem ser consultados no site do BovINE: http://www.bovine-eu.net/network-managers/ 

  3. Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através do Horizonte 2020 programa “Rural Renaissance”. Project No: 862590 da call H2020-RUR-2019-15. Mais informação disponível em https://cordis.europa.eu/project/id/862590

  4. Parceiros do Projeto BovINE

 

 

No. *

Nome da Organização participante

País

Atividade

1

Teagasc - Agriculture and Food Development Authority
Project Coordinator – Prof. Maeve Henchion maeve.henchion@teagasc.ie
Project Manager – Richard Lynch: richard.lynch@teagasc.ie

Irlanda

Investigação aplicada/ extensão

2

Feirmeoiri Aontuithe na h-Eireann Iontaobiathe Teoranta LBG

Irlanda

Associação de produtores

3

Centro Ricerche Produzioni Animali - C.R.P.A. s.p.a.

Itália

Investigação aplicada

4

Unicarve - Associazione Produttori Carni Bovine

Itália

Associação de produtores

5

Institut de l'Elevage

França

Investigação aplicada/ consultoria

6

Fédération Nationale Bovine

França

Associação de produtores de bovinos de carne

7

Universidad de Zaragoza

Espanha

Investigação

8

Instituto Navarro de Tecnologias e Infraestructuras Agroalimentarias SA

Espanha

Investigação aplicada/consultoria

9

Szkola Glowna Gospodarstwa Wiejskiego

Polónia

Investigação

10

Polish Beef Association

Polónia

Associação de produtores de bovinos de carne

11

Faculdade de Medicina Veterinária

Portugal

Investigação

12

Promert – Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A.
ACBM- Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos

Portugal

Associação de produtores de bovinos

13

Eigen Vermogen van het Instituut voor Landbouw- en Visserijonderzoek

Bélgica

Investigação aplicada

14

Boerenbond

Bélgica

Associação produtores

15

Friedrich Loeffler Institut - Bundesforschungsinstitut fur Tiergesundheit

Alemanha

Investigação

16

Bundesverband Rind und Schwein e.V

Alemanha

Associação produtores

17

Minerva HCC Ltd

UK

SME

18

NPO Liivimaa Lihaveis

Estónia

Organização sem fins lucrativos

BovINE PR-06; versão traduzida – 29 Março 2022