Projetos

Projeto Europeu - BovINE

2020-01-22

 

Faculdade de Medicina Veterinária - ULisboa
parceira no Projeto Europeu BovINE

Data de lançamento  - 21 FEV'20

2 milhões de euros financiados pela UE para desenvolver uma Rede de Inovação de Carne de Bovino na Europa (Beef Innovation Network across Europe)

Uma nova rede transeuropeia de apoio à produção de carne bovina, chamada BovINE, destinada a enfrentar os desafios de sustentabilidade do setor, foi lançada hoje na Irlanda. Esta rede pretende agregar investigadores, consultores, agricultores e outras players relevantes de nove estados membros da UE para estimular o intercâmbio de conhecimentos e ideias a nível internacional em quatro temas: resiliência socioeconómica, saúde e bem-estar animal, eficiência da produção, qualidade da carne e sustentabilidade ambiental.

A Faculdade de Medicina Veterinária faz parte do consórcio que concorreu com sucesso e recebeu um financiamento de 2 milhões de euros da União Europeia para desenvolver este projeto, que será compartilhado com outras 17 instituições parceiras da UE. O projeto BovINE envolve criadores de carne de nove Estados-Membros, cobrindo 75% do efetivo de vacas aleitantes na Europa e 70% da produção de carne bovina. Focada em responder às necessidades identificadas pelos agricultores, a rede BovINE fornecerá aos criadores de carne bovina acesso a informação sobre inovações destinadas a melhorar a sustentabilidade das suas explorações agrícolas e de toda a indústria.

 


Prof. Magda Aguiar Fontes do Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar da Faculdade de Medicina Veterinária e coordenadora do parceiro FMV no Projeto Bovine refere: “o projeto BovINE tendo vários objectivos procura, nas suas fases iniciais, identificar as necessidades dos agricultores tendo em conta o grande desafio de hoje de promover uma produção mais sustentável. Isto será feito por um conjunto diversificado de parceiros, incluindo Universidades, Empresas e Associações, procurando uma ligação forte com os produtores, mas também com os vários agentes da cadeia de valor da carne de bovino. Com uma rede de 17 parceiros da UE, tentaremos encontrar a solução para os vários problemas e necessidades identificadas.”


Prof. José Pedro Cardoso Lemos, do Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar e, actualmente, vice-Presidente da Faculdade de Medicina Veterinária, diz-nos “que é um enorme prazer integrar a equipa que participa nesta iniciativa. Face aos desafios que o sector da carne de bovino enfrenta, iniciativas como o BovINE são de enorme importância. Os produtores portugueses acreditam que a inovação é, de facto, uma parte importante da solução para os desafios do sector. Este projeto criará uma estrutura que nos permitirá aprender mais com os produtores e os investigadores da europa, assim como partilhar as nossas experiências com os produtores europeus de carne de bovino.


Prof. George Stilwell do Departamento de Clínica e do Laboratório de Comportamento e Bem-estar Animal da Faculdade de Medicina Veterinária, afirmou “num momento em que a criação de bovinos enfrenta alguma contestação, ao mesmo tempo que novos mercados se têm aberto, é importantíssimo que a ciência e os agricultores discutam e estudem três grandes vertentes da produção: o impacto ambiental, o bem-estar dos animais e a qualidade do produto final. Apenas com a garantia de que essas vertentes são abordadas com rigor e transparência, será possível assegurar a sustentabilidade, a aceitação e o futuro do sector da produção de carne de bovino”


No centro do projeto está a atividade de comunicação aos produtores de carne de bovino na UE.  Junte-se à mailing list para receber notícias sobre o projeto em bovine@minervacomms.net.


+INFOS:

Prof.ª Magda Aguiar Fontes (magdaaguiar@fmv.ulisboa.pt),
Prof. José Pedro Cardoso Lemos (jpclemos@fmv.ulisboa.pt)
Prof. George Stilwell (stilwell@fmv.ulisboa.pt)

 

Nota aos editores:

  1. Produtores agrícolas de nove Estados Membros - Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Itália, Polónia, Portugal e Espanha – estão envolvidos do Projeto BovINE.
  2. Mais informação disponível em https://cordis.europa.eu/project/id/862590
  3. Teagasc é a instituição coordenadora do projeto. Detalhes dos outros parceiros podem ser consultados no quadro abaixo

    No.

    Nome da Organização participante

    País

    Atividade

    1 (Coordinator)

    Teagasc - Agriculture and Food Development Authority

    Irlanda

    Investigação aplicada/ extensão

    2

    Feirmeoiri Aontuithe na h-Eireann Iontaobiathe Teoranta LBG

    Irlanda

    Associação de produtores

    3

    Centro Ricerche Produzioni Animali - C.R.P.A. s.p.a.

    Italia

    Investigação aplicada

    4

    Unicarve - Associazione Produttori Carni Bovine

    Italia

    Associação de produtores

    5

    Institut de l'Elevage

    França

    Investigação aplicada/consultoria

    6

    Fédération Nationale Bovine

    França

    Associação de Produtores de Bovinos

    7

    Universidad de Zaragoza

    Espanha

    Investigação

    8

    Instituto Navarro de Tecnologias e Infraestructuras Agroalimentarias SA

    Espanha

    Investigação aplicada/consultoria

    9

    Szkola Glowna Gospodarstwa Wiejskiego

    Polónia

    Investigação

    10

    Polish Beef Association

    Polónia

    Associação produtores  de bovinos

    11

    Faculdade de Medicina Veterinaria

    Portugal

    Investigação

    12

    Promert – Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A.

    Portugal

    Asociação de produtores de bovinos

    13

    Eigen Vermogen van het Instituut voor Landbouw- en Visserijonderzoek

    Bélgica

    Investigação aplicada

    14

    Boerenbond

    Bélgica

    Associação produtores

    15

    Friedrich Loeffler Institut - Bundesforschungsinstitut fur Tiergesundheit

    Alemanha

    Investigação