Projetos

BovINE - PRESS RELEASE 08

2022-12-26

PRESS RELEASE 08 – Emitida em  9 dezembro 2022

 

O Projeto BovINE confirma que os produtores de bovinos de carne são agentes de mudança dispostos a impulsionar a sustentabilidade do sector

Para a sua conferência final de divulgação em Bruxelas (1 de dezembro 2022), os parceiros do BovINE acolheram, online, mais de 250 delegados de toda a Europa durante a manhã, e os principais actores políticos da UE, incluindo a DG Agri, a DG Sante, a Copa-Cogeca e a EUFRAS para uma apresentação presencial durante a tarde.

Maeve Henchion, coordenadora da rede BovINE na reunião final de disseminação do projecto em Bruxelas, diz:

“O projeto da rede BovINE mostrou claramente que os agricultores são uma fonte significativa de inovação por direito próprio, desempenhando assim um papel importante na procura e implementação de soluções para os desafios de sustentabilidade que enfrentam.”

As apresentações por parte dos parceiros centraram-se na partilha de boas práticas e soluções, obtidas a partir da investigação em torno dos quatro temas do projecto: saúde e bem-estar animal, resiliência socioeconómica, eficiência de produção e qualidade da carne e sustentabilidade ambiental.

As soluções foram identificadas pelos parceiros do projecto para responder às necessidades básicas dos agricultores, e coligidas pelos líderes temáticos e gestores da rede do projecto nos nove países europeus representados no BovINE. As 340 boas práticas estão agora disponíveis de forma gratuita e de livre acesso na plataforma de conhecimento do BovINE: BovINE Knowledge Hub (BKH).

Diego Canga Fano, da DG AGRI, recentemente nomeado responsável da Investigação, Divulgação e Indicações Geográficas, e o orador convidado na abertura da sessão da tarde da conferência final do BovINE disse:

“A DG AGRI reconhece e aprecia o valioso trabalho da rede BovINE na transmissão de conhecimentos baseados em provas para criar soluções para os agricultores, bem como de conhecimentos para os decisores políticos e todos os interessados. As inovações do BovINE contribuirão para assegurar que a produção animal desempenhe o seu papel na garantia de um sistema alimentar sustentável e circular.”

(continua)

Markus Rombach, Líder Adjunto do Grupo (Produção Animal) da Agridea, Suíça, Membro do Conselho Consultivo Bovino e membro activo do EUFRAS, Fórum Europeu de Serviços Consultivos Agrícolas e Rurais, participou nas sessões da manhã e da tarde da conferência final do BovINE e referiu:

“A rede transnacional do BovINE recolheu e validou imensos conhecimentos e muito úteis. Agridea, o nosso serviço de aconselhamento agrícola na Suíça, já está a utilizar este conhecimento e a traduzi-lo em formatos que funcionam para os nossos agricultores. Espero que outras organizações membros da EUFRAS utilizem agora também os conhecimentos gerados e tirem partido dos vastos conhecimentos que o BovINE tem fornecido e os disponibilizem amplamente às suas redes agrícolas.”

O projecto BovINE, com a duração de três anos e financiado pela UE termina a 31 de Dezembro de 2022. Informações sobre as inovações e boas práticas geradas pela rede e as demonstrações "na exploração" organizadas pelos diferentes parceiros estão disponíveis e de acesso livre no BovINE Knowledge Hub (BKH). O website do projecto fornece links para uma panóplia de informação e resultados adicionais incluindo animações, webinars e materiais multilingues acedidos através das bandeiras dos nove países parceiros.

O gestor do Projeto BovINE, Richard Lynch, conclui:

“Com intervenções políticas específicas, e apoio de consultores agrícolas e especializados, as soluções identificadas pela rede BovINE, e disponíveis e de acesso livre, no Centro de Conhecimento do BovINE, a BKH, estão prontas para implementação em toda a Europa.”

Fim/Notas finais

 

Notas

  1. A gravação da sessão da manhã da conferência de divulgação está disponível através deste link: Note-se que 9 versões multilingues estão disponíveis através de:
    https://avp-be.zoom.us/rec/share/llPl0iCczwzgG3jQsOd6t-hUv2aVqeHC-NTNM3PEG6ncOMKutLnBZahga8IGuJdX.jW5Lc4D6qC5tQ5fq
  2. Pedidos de entrevistas com os Coordenadores Temáticos, Gestores de Projecto, ou outros membros da equipa do projecto, e/ou conteúdos audiovisuais (fotos/vídeos) por favor contactar Rhonda Smith no RU em bovine@minervacomms.net +44 (0) 1264-400520  +44(0)7887-714957
  1. A rede do do BovINE tem um gestor de rede, o Network Manager (NM) sediado em cada um dos 9 Estados-membros (Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Espanha) que constrói redes através das suas comunidades de produtores de bovinos de carne. Os contactos de cada NM podem ser consultados no site do BovINE: http://www.bovine-eu.net/network-managers/ 
  2. Na página do BovINE, clique nas bandeiras para aceder a todo o material traduzido para o país respectivo.
  3. Este projeto recebeu financiamento da União Europeia através do Horizonte 2020 programa “Rural Renaissance”. Project No: 862590 call H2020-RUR-2019-15. Mais informação disponível em https://cordis.europa.eu/project/id/862590
  4. Parceiros do Projeto BovINE

No.

Nome da organização participante

País

Atividade

1

Teagasc - Agriculture and Food Development Authority
Coordenação do Projeto – Prof. Maeve Henchion maeve.henchion@teagasc.ie
Gestão do Projeto – Richard Lynch: richard.lynch@teagasc.ie

Irlanda

Investigação aplicada/ extensão

2

Feirmeoiri Aontuithe na h-Eireann Iontaobiathe Teoranta LBG

Irlanda

Associação de produtores

3

Centro Ricerche Produzioni Animali - C.R.P.A. s.p.a.

Itália

Investigação aplicada

4

Unicarve - Associazione Produttori Carni Bovine

Itália

Associação de produtores

5

Institut de l'Elevage

França

Investigação aplicada/consultoria

6

Fédération Nationale Bovine

França

Associação de Produtores de Bovinos

7

Universidad de Zaragoza

Espanha

Investigação

8

Instituto Navarro de Tecnologias e Infraestructuras Agroalimentarias SA

Espanha

Investigação aplicada/consultoria

9

Szkola Glowna Gospodarstwa Wiejskiego

Polónia

Investigação

10

Polish Beef Association

Polónia

Associação produtores de bovinos

11

Faculdade de Medicina Veterinária

Portugal

Investigação

12

ACBM- Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos

Promert – Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A.

Portugal

Agrupamento produtores de bovinos

13

Eigen Vermogen van het Instituut voor Landbouw- en Visserijonderzoek

Bélgica

Investigação aplicada

14

Boerenbond

Bélgica

Associação produtores

15

Friedrich Loeffler Institut - Bundesforschungsinstitut fur Tiergesundheit

Alemanha

Investigação

16

Bundesverband Rind und Schwein e.V

Alemanha

Associação produtores

17

Minerva HCC Ltd

UK

SME

18

NPO Liivimaa Lihaveis

Estónia

Organização sem fins lucrativos.


BovINE PR-08 versão traduzida – 9 dezembro 2022