Segurança Alimentar

Mestrado em Segurança Alimentar

 

 17ª EDIÇÃO //  2024|2026



Na atualidade a “Segurança Alimentar” é, a par das alterações climáticas, um dos maiores desafios que se colocam à sobrevivência da humanidade: sem acesso a géneros alimentícios nutritivos e saudáveis e em quantidade suficiente, a espécie humana compromete o seu desenvolvimento. O conceito de “Segurança Alimentar”, tal como é reconhecido pela FAO, é multifatorial e complexo. Contempla não só o acesso físico, social e económico de todas as pessoas aos géneros alimentícios, em quantidades suficientes e em qualquer momento, mas abrange também a sua segurança sanitária e a sua adequabilidade nutricional a uma vida ativa e saudável. Qualquer atuação nesta temática carece de uma abordagem multidisciplinar, tendo como eixo central os enquadramentos científicos, técnicos, legislativos e normativos aplicáveis à produção, transformação e distribuição dos géneros alimentícios, de modo a proteger os interesses dos consumidores e a Saúde Pública.



Edital - Mestrado em Segurança Alimentar

 

 

"...é importante ganharmos alguma formação em termos da eficiência de produção, de todas as normas inerentes aos processos produtivos e também um pouco de análise de risco e melhoria contínua dos processos, daí me ter inscrito neste mestrado...

...Se queres ser um técnico de referência na área alimentar, então faz o teu percurso na FMV".

 

João Letras, 27 anos
(Bioquímico / Mestre em Enologia e Viticultura / Aluno do MSA 2020)

"... logo quando estava a tirar a licenciatura comecei a interessar-me por áreas como a tecnologia alimentar e a segurança alimentar. Quando fui escolher um mestrado, alguns Professores aconselharam-me a ver o Mestrado da FMV e como a Faculdade de Medicina Veterinária é uma faculdade com prestígio, eu investiguei e pareceu-me uma boa escolha."

"...se quiseres um Mestrado bom na área da Qualidade e Segurança Alimentar e onde te vais sentir muito integrado e vais estar constantemente a aprender, escolhe a FMV."

 

Patrícia Bernardo, 26 anos
(Técnica em Produção Alimentar / Aluna do MSA 2020)

"Se querem aprender mais sobre Segurança Alimentar, contactar com realidades de empresas muito importantes e muito significativas no nosso país, ter um grande espírito de camaradagem e ganharem um curriculum fantástico, venham fazer um Mestrado em Segurança Alimentar na FMV".

 

Joana Silva, 27 anos
(Médica Veterinária / Mestre em Segurança Alimentar 2020)


Prémio de Mérito do Mestrado em Segurança Alimentar (MSA)

Para além das inúmeras parcerias de referência criadas no âmbito curricular, o MSA da FMV dinamiza o seu potencial antevendo as edições vindouras, instituindo assim o Prémio de Mérito do Mestrado em Segurança Alimentar como elemento diferenciador, motivacional e, acima de tudo, reconhecedor do mérito dos seus estudantes.

O prémio destina-se a todos estudantes matriculados e inscritos no MSA.

O valor do prémio é igual ao da propina anual fixada para este ciclo de estudos. Por outras palavras, mantendo os requisitos mais elevados, é possível fazer um ano do Mestrado de forma gratuita!

Vem estudar connosco.

Para mais informações consulte o Regulamento

Objetivos

O curso de Mestrado em Segurança Alimentar (MSA) visa garantir uma formação de elevado nível na área agro-alimentar, alicerçada em conhecimento técnico e suportado por investigação científica, inovação e desenvolvimento. Deste modo, pretende-se que os estudantes do MSA adquiram as seguintes competências:

  1. Desempenhar atividades na área da qualidade alimentar, com especial ênfase na segurança dos alimentos;
  2. Integrar equipas profissionais pluridisciplinares;
  3. Comunicar com técnicos e colaboradores do sector alimentar com diferentes formações e níveis de conhecimento;
  4. Compreender e analisar criticamente fatores ligados à produção e transformação de alimentos que influenciam a sua segurança sanitária e qualidade;
  5. Planear, implementar e validar sistemas pró-ativos de segurança dos alimentos;
  6. Aplicar opções e restrições tecnológicas e de gestão para atingir determinados níveis de qualidade definidos pelas organizações produtoras de alimentos;
  7. Identificar, analisar criticamente e avaliar problemas de segurança e qualidade numa organização produtora de alimentos tendo em consideração requisitos legais, nacionais e comunitários;
  8. Avaliar e melhorar processos de controlo de qualidade e da segurança integrando aspetos de gestão ambiental.

Assim, os Pós-graduados em Segurança Alimentar ou os Mestres em Segurança Alimentar ficarão habilitados a exercer atividade profissional no domínio dos sistemas de aprovisionamento dos mercados em géneros alimentícios com especial ênfase para os respetivos procedimentos de avaliação e gestão da qualidade, da nutrição e da segurança.

Parceria APCER

Com esta parceria, o Mestrado em Segurança Alimentar (MSA) reforça, uma vez mais, o compromisso de melhoria constante perante todos os estudantes e assume maior responsabilidade e confiança na sociedade.

Por cumprir continuamente com os mais altos requisitos de qualidade, de forma a assegurar a melhoria constante do ensino ministrado com grande aplicação prática no mundo laboral da Agro-indústria, considera-se importante fornecer ferramentas de grande valor, pelo que a possibilidade dos estudantes conseguirem agregar ao grau de Mestre em Segurança Alimentar a certificação de auditores internos para os Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 e de Segurança dos Alimentos ISO22000:2018 aumenta o seu leque de competências, com maior garantia de empregabilidade.

No nosso Mestrado as competências vão do prado ao prato satisfazendo sempre as expectativas dos consumidores tal como designado nos Sistemas de Gestão de Qualidade e de Segurança dos Alimentos - Sistema de Gestão da Qualidade (ISO9001:2015) e Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos (ISO22000:2018)

Estudantes do MSA enquanto Auditores Internos

Com a parceira da APCER e respetivo reconhecimento da qualidade do Ensino do Mestrado em Segurança Alimentar da FMV-ULisboa, os nossos estudantes, durante a fase curricular, adquirem as competências necessárias para se candidatarem à certificação como Auditores Internos para os referenciais ISO9001:2015 e ISO22000:2018.

Instituições Parceiras

De modo a podermos dar o melhor acompanhamento e know-how trabalhamos com os melhores parceiros.
Desta forma elevamos o nosso e o vosso nível aos mais altos padrões de qualidade para que, na altura de aplicarem o vosso conhecimento, o possam fazer devidamente cientes e capacitados.

                    

Admissão

Podem candidatar-se ao ingresso no Curso de Pós-graduação ou de Mestrado em Segurança Alimentar:

  1. Titulares do grau de licenciado ou mestre, ou equivalente legal, nos domínios das ciências veterinárias, agrárias, biológicas ou afins;

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro de ciclos de estudos de ciências veterinárias, ciências agrárias ou ciências biológicas, ou afins conferido na sequência de um 1 .º ciclo de Estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um estado aderente a este processo;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, pela comissão científica do ciclo de estudos, nos domínios das ciências veterinárias, agrárias, biológicas ou afins;

  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos, pela comissão científica (ex. Profissionais ligados aos setores de produção, transformação, conservação, distribuição e comercialização de alimentos).


Consideram-se como equivalências legais os graus reconhecidos nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, bem como os graus que tenham sido reconhecidos ou considerados equivalentes ao abrigo de legislação anterior.

Candidaturas

 
Portal de Candidatura (novos alunos)
Manual de Apoio à Candidatura (.pdf)

Selecione de acordo com a sua situação atual:


AVISO

A inscrição de candidatura implica o pagamento de uma taxa de 100€, não reembolsável (exceto em caso de o Mestrado não se realizar).

  • Para candidatos residentes em Portugal, com conta bancária em Portugal, poderá realizar o pagamento da taxa de candidatura através da rede MB/Pagamento de Serviços, utilizando para o efeito a referência Multibanco (SIBS) gerada na plataforma de candidatura online.

  • Para estudantes que queiram efetuar o pagamento fora de Portugal, deverão fazê-lo por Transferência Bancária*.

          IBAN: PT50 0035 0011 0000 6924 4309 4
          SWIFT CODE/BIC: CGDIPTPL

    * deverá submeter o respetivo comprovativo da transferência bancária na candidatura

 

 
As candidaturas para admissão ao curso de MSA 2024/2026 (17ª Edição) decorrerão em 2 fases:

1ª Fase
15 JAN - 30 ABR'24


Estudantes Nacionais, Comunitários e Internacionais

 

2ª Fase
1 MAI - 15 JUL'24

Exclusivamente para Estudantes Nacionais e Comunitários

 


 

Edital (1ª e 2ª FASE) 2024/2026 (PT)

As candidaturas devem ser feitas online através da conta no FenixEdu da FMV-ULisboa, com a entrega obrigatória de todos os documentos mencionados no Edital. Serão excluídas as candidaturas que não estejam instruídas com o disposto no Edital.

 

Documentação

  1. Documento de identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Bilhete de Identidade Estrangeiro, Passaporte, Título de Residência);
  2. Fotocópia de documento oficial que contenha o número de identificação fiscal (se aplicável);
  3. Certidão comprovativa de grau académico;
  4. Documento comprovativo da escala de classificação utilizada no país de origem (se aplicável);
  5. Curriculum Vitae;

O documento referido na alínea c), no caso de certidões obtidas em países extracomunitários, deve ser visado pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento e, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.

Os candidatos devem ainda comprovar conhecimentos linguísticos adequados à frequência do curso (domínio da língua portuguesa e/ou inglesa), se aplicável.

 

Informações complementares

Os estudantes poderão obter informações e esclarecimentos junto do secretariado do curso através do seu correio eletrónico (msa@fmv.ulisboa.pt), ou junto do Gabinete de Gestão Académica da FMV através do seu correio eletrónico divacademica@fmv.ulisboa.pt.

Legislação

Despacho n.º 7539/2019 de 20 de agosto - Regulamento do Mestrado em Segurança Alimentar

Funcionamento e Horários

O Curso de MSA tem a duração de 4 semestres (2 anos), compreendendo um total de 120 créditos europeus de transferência (ECTS), sendo constituído por uma parte curricular com 60 ECTS e uma dissertação de 60 ECTS.

A parte curricular (1º ano) será ministrada às quintas e sextas-feiras entre as 18.00 e as 22.00 horas e aos sábados entre as 9.00 e as 13.00 horas.

Vagas

O Mestrado deverá ter entre 15 (mínimo) e 40 estudantes (máximo)

Plano de Estudos


Despacho de Alteração de Ciclo de Estudos MSA (.pdf)

 

Unidades curriculares OBRIGAtÓRIAS
1º Semestre ECTS
Biossegurança, Higiene e Certificação Sanitária
3,0
Estatística Aplicada 2,0
Microbiologia, Toxinfecções e Toxicologia Alimentar
6,5
Produção Primária de Alimentos 4,0
Química e Bioquímica Alimentar 4,0
Sustentabilidade e Gestão Ambiental
2,5
Tecnologia de Alimentos 5,0
   
2º Semestre
4,5
6,0
4,0
6,5
4,0
2,0
   
3° e 4° semestres
Comunicação em Ciência [3º Sem]
1,0
59,0

 

Unidades curriculares OPCIONAIS
1º Semestre ECTS
1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
1,5



Encargos


Estudante Nacional/Comunitário*

1.250 € | em 10 prestações
 
Estudante internacional**

2.500 € | em 10 prestações

No ato de matrícula e inscrição é saldada obrigatoriamente 20% da totalidade da taxa anual de frequência (propina), acrescida da taxa de inscrição e seguro escolar. 

  • O pagamento da taxa anual de frequência (propina) pode ser efectuado em 10 prestações:
        ( * SET 250€, OUT 112€, NOV - JUN 111€)    |     ( ** SET 500€, OUT 224€, NOV - JUN 222€)
  • No ato da matrícula e inscrição deverá ser efectuado o pagamento de 20% do valor total da taxa anual de frequência (propina), acrescido da taxa de inscrição e do seguro escolar.
  • A matrícula só será considerada definitiva após a apresentação dos originais ou cópias autenticadas dos documentos comprovativos da identificação e habilitações consideradas no processo de candidatura.

Coordenação

Prof.s Doutores Rui Bessa e Maria João Fraqueza

Comissão Científica

Prof. Doutor Rui Bessa
Prof. Doutora Maria João Fraqueza
Prof. Doutor Virgílio Almeida
Prof. Doutora Marília Ferreira
Prof. Doutora Magda Aguiar Fontes
Prof. Doutor João Bettencourt Cota