for ENGLISH VERSION
A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa orgulha-se pelo seu percurso cada vez mais ativo no que diz respeito à mobilidade de estudantes, tanto in como out, principalmente dentro União Europeia través do Programa ERASMUS+. Em termos nacionais, a FMV-ULisboa participa também em programas de mobilidade que favorecem a ligação entre universidades portuguesa, nomeadamente o Programa Almeida Garrett.
Mobilidade de Estudos (SMS) e Mobilidade de Estágios (SMP) - OUTGOING
- O que é o programa Erasmus+
- European Comission: Erasmus+
- A Carta Erasmus
- O que é o sistema de créditos ECTS
Código de Erasmus: P LISBOA04
Siglas:
SMS - Student Mobility for Studies | SMP - Student Mobility of Placement | STT - Staff Mobility for Training | STA - Staff Mobility for Teaching Assignment
Acordos Existentes - SMS
Contactos do Gabinete de Mobilidade
Coordenação: Ana Mafalda Lourenço
Co-coordenação: Solange Gil Neves | Fernando Afonso
Secretariado: Alexandra Matos
Contactos:
erasmus@fmv.ulisboa.pt | +351 213 652 823
Atendimento:
Sala C3.100 | 08h30 - 13h00 / 14h00 - 16h30
Da FMV para o Mundo
A FMV-ULisboa vê como uma enorme mais-valia conferir aos seus estudantes, Professores, investigadores, e mesmo staff - não académico um perfil internacional que lhes permita enfrentar com sucesso os desafios inerentes às suas atividades, diversificar a sua formação e até aumentar a empregabilidade além-fronteiras, bem como aumentar a sua satisfação pessoal.
Os alunos da FMV-ULisboa de 2º e 3º ciclo têm a oportunidade de estudar em universidades de outros países através de inúmeros programas de intercâmbio ao abrigo do Protocolo ERASMUS.
As opções incluem uma grande variedade de destinos. Anualmente, a FMV-ULisboa envia cerca de 45 alunos para mais de 10 países diferentes, com os quais temos acordos bilaterais.
É possível obter uma bolsa para cobrir os custos da viagem e do quotidiano, embora essa assistência financeira seja de acesso limitado.
Estudar no estrangeiro pode ser uma oportunidade para:
- Descobrir novas formas de ensino e diferentes competências;
- Explorar uma nova cultura; aprender uma nova língua;
- Desenvolver a rede de contatos;
- Dar o primeiro passo no sentido de viver e trabalhar no estrangeiro.
É também possível estudar em outras faculdades públicas de medicina veterinária nacionais através do Programa Almeida Garrett um programa de mobilidade nacional do qual a FMV-ULisboa faz parte. Este programa tem como objetivo promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional das faculdades do nosso país. Pretende também incentivar a cooperação entre instituições de ensino superior a nível nacional, reforçar a realização pessoal, a coesão social e o espírito de cidadania dos nossos estudantes.
Ao candidatarem-se para participar nesta mobilidade, os alunos têm a oportunidade de realizar um período de estudos numa universidade portuguesa parceira, com pleno reconhecimento académico. Esta experiência contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, estimulando os seus interesses, adquirindo conhecimentos e vivenciando um verdadeiro intercâmbio de experiências e saberes a nível nacional.
Não existem quaisquer bolsas (de mobilidade ou de estudos) associadas ao Programa Almeida Garrett, como tal os custos inerentes ao alojamento e alimentação são suportados pelo estudante.
Os estudantes pagam as propinas na universidade de origem, estando isentos do pagamento das mesmas na universidade de acolhimento.
Qualquer esclarecimento relativo a mobilidades de estudantes para estudos ou estágios deverá ser solicitado através do email do gabinete.
Documentos e Informações relevantes
Se no “Contrato de estudos - Learning agreement for traineeships” existirem unidades curriculares de diferentes anos académicos, é possível que no horário possa existir sobreposição de aulas teóricas e/ou práticas.
Em http://www.fmv.ulisboa.pt/pt/area-academica pode consultar o calendário escolar e os horários para o próximo ano letivo.
Para a realização da mobilidade (estágio ou ano) deve entregar os seguintes documentos atempadamente:
- Ficha do gabinete de mobilidade devidamente preenchida
- Ficha do Estudante da Reitoria
- Contrato de estudos - Learning agreement for traineeships
- Procuração
- Termo de responsabilidade assinado
- Formulário de pedido de extensão
- Fotocópia do cartão de cidadão do aluno e do procurador
- Fotocópia do cartão europeu de seguro de doença (veja aqui mais informações)
- Uma fotografia tipo passe
- Talão de multibanco com o NIB
Outros documentos:
Os alunos que vão realizar mobilidade para estágio (SMP) em locais SEM acordo bilateral necessitam de apresentar carta ou email de aceitação do estudante na entidade de destino. Este processo é realizado pelo aluno e é da sua responsabilidade.
Os estudantes que realizam mobilidade de ano letivo, devem conhecer a forma como a conversão de notas é realizada:
Despachos - 28145D-2008 | 28145B-2008
Declarações de estadia
Seriação dos Candidatos
Critérios de seriação das candidaturas
Candidaturas ao abrigo do Programa Erasmus para SMS, SMP, STT e STA
Declaração STAY - SMP
Declaração STAY - SMS
Declaração STAY - STA
Declaração STAY - STT
Ficha_DOCENTE
Ficha_ESTUDANTE
Ficha_PESSOAL
Minuta de Procuração