Mensagem do Presidente

Rui Manuel de Vasconcelos e Horta Caldeira
Rui Manuel de Vasconcelos e Horta Caldeira

Rui Manuel de Vasconcelos e Horta Caldeira

Professor
 

Bem-vindos à Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de Lisboa (ULisboa)


A FMV é a instituição de Ensino Superior na área das Ciências Veterinárias mais antiga em Portugal, e em todo o mundo que fala a língua Portuguesa, promovendo o seu ensino desde 1830.

A missão da FMV é “a criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia na área das Ciências Veterinárias, através do desenvolvimento de atividades de educação, investigação e prestação de serviços de excelência, em benefício da sociedade”.

Na componente do Ensino, a FMV oferece vários ciclos de estudos conducentes a grau académico, dos quais se destacam o mestrado integrado em Medicina Veterinária, o doutoramento em Ciências Veterinárias e o mestrado em Segurança Alimentar. Oferece ainda outros ciclos de estudo em colaboração com outras Escolas da ULisboa como a licenciatura e o mestrado em Engenharia Zootécnica, os mestrados em Microbiologia e em Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas Emergentes, e o Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade.

Todos estes ciclos de estudo estão acreditados pela agência nacional que faz a avaliação e a acreditação do ensino superior (A3ES), salientando-se que o ensino em Medicina Veterinária da FMV está aprovado (e acreditado desde 2017) pela instituição europeia de avaliação (EAEVE) desde que estas avaliações são realizadas. A FMV oferece ainda um conjunto diversificado de ações de Formação ao Longo da Vida.

Na FMV a investigação tem um lugar preponderante, abrangendo todas as grandes áreas das Ciências Veterinárias: a Prevenção e a Saúde Animal, a Medicina e a Patologia, a Segurança Alimentar, a Produção Animal e a Biotecnologia. É coordenada pelo Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) que estimula e financia dezenas de linhas de investigação em estreita colaboração com numerosas instituições nacionais e internacionais, contribuindo para o conhecimento e desenvolvimento nestas áreas científicas, em prol da Saúde Animal e Humana e da Segurança e Qualidade dos produtos de origem animal.

Na componente de Extensão e Prestação de Serviços à Sociedade destaca-se o Hospital Escolar que abrange as áreas de medicina e cirurgia de animais de companhia, equídeos e animais de produção, serviços farmacêuticos e um Centro de Diagnóstico que compreende serviços de imagiologia (RX e TAC) e um conjunto diversificado de laboratórios de análises. A FMV oferece ainda serviços em muitas outras áreas, desde a reprodução à nutrição, análises forenses, qualidade e tecnologia alimentar, etc.

Em todas estas áreas a FMV conta com um corpo docente de elevado nível científico e pedagógico, constituído quase exclusivamente por doutorados, e com funcionários com formação específica, os quais se empenham diariamente no cumprimento da sua Missão. A FMV tem ainda o privilégio de ser escolhida por estudantes de elevada qualidade, selecionados de modo altamente competitivo entre os candidatos ao ensino superior universitário e que constituem um estímulo permanente para a sua evolução.

A força que impulsiona a FMV resulta do seu pioneirismo e longa história, do seu sentido de responsabilidade como instituição pública perante a Sociedade de onde emana, e da enorme dedicação de todos os seus membros, garante da elevada qualidade do ensino, da investigação e dos serviços prestados, em colaboração dinâmica e interativa com a Sociedade e com os diversos parceiros científicos, económicos, profissionais e sociais.

Rui Caldeira
Professor Catedrático, Presidente da FMV