Faculdade

Medidas de contenção do COVID-19 - Suspensão das atividades letivas presenciais

2020-03-09

Considerando a evolução da situação relativa ao COVID-19 e a preservação da saúde de toda a comunidade académica, a Universidade de Lisboa entendeu tomar o seguinte conjunto de medidas de contenção da propagação do vírus, nas próximas duas semanas, com efeito a partir do dia de amanhã, 10 de março, suspendendo:

1.  As atividades letivas presenciais, procedendo à sua substituição, sempre que possível, por outros meios de ensino, permitindo o acompanhamento das atividades escolares agora suspensas, através de instrumentos de ensino à distância.
  2. O funcionamento de bibliotecas, salas de estudo e dos refeitórios de alunos dos Serviços de Ação Social.
  3. As atividades físicas e desportivas, realizadas nas instalações do Estádio Universitário e das Escolas, nomeadamente as que decorram em recintos fechados, ou mantidas com restrições.

Os estudantes alojados nas Residências da ULisboa, que não necessitem de frequentar atividades presenciais nas respetivas Escolas, serão aconselhados a regressar às suas residências habituais, mantendo-se apenas o funcionamento indispensável para assegurar o apoio a casos excecionais.

As atividades de grupo desenvolvidas nos museus da Universidade de Lisboa, e nos seus jardins botânicos são suspensas, mantendo-se a abertura ao público no caso de visitantes individuais.

Serão incentivadas as atividades por teletrabalho, sempre que possível, de modo a assegurar o funcionamento da Universidade.

Tendo em vista a proteção da comunidade da Universidade são canceladas as deslocações em serviço ou para estudos.

O auto-isolamento deve ser observado por todos aqueles que constituam casos suspeitos, neles se incluindo os que regressem de zonas de risco.

Estas medidas serão ajustadas conforme a necessidade e a evolução da situação.

Em breve emitiremos novas orientações relativamente ao acompanhamento do ensino pelos estudantes.

Prof. Rui Caldeira
Presidente da FMV