Parabéns FMV-ULisboa

2020-04-07

A FMV-ULisboa faz 190 anos.

O Ensino das Ciências Veterinárias em Portugal e, por inerência, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, fazem hoje, 7 de abril de 2020, 190 anos.

A FMV-ULisboa orgulha-se do seu passado e aposta convicta num futuro sempre melhor, ao serviço do Ensino, Investigação e Prestação de Serviços à Sociedade no âmbito das Ciências Veterinárias.

Nesta fase difícil que o País atravessa, a FMV-ULisboa continua a laborar, lecionando aulas e realizando provas académicas à distância, mantendo o seu Hospital Escolar aberto para urgências, continuando os ensaios de investigação que estavam em curso ou que eram inadiáveis e mantendo os seus serviços administrativos a funcionar, maioritariamente em regime de teletrabalho. Embora já com uma idade provecta, a FMV-ULisboa demonstra bem assim a sua resiliência e dinamismo, próprios de jovens, procurando mitigar os impactos da COVID-19 sobre os seus estudantes, trabalhadores e clientes.

Infelizmente, dada esta situação muito complexa que vivemos, fomos forçados a adiar a comemoração formal desta data para mais tarde. Contudo, não quisemos deixar de a lembrar por que é um marco incontornável na vida desta instituição e como forma de recordar aos que hoje a servem a responsabilidade de continuar a elevar bem alto a nossa bandeira, honrando os milhares que a construíram, serviram e por ela foram formados.

Curiosamente, celebra-se também hoje o Dia Mundial da Saúde. É certamente uma feliz coincidência com o aniversário da FMV-ULisboa, em prol de “Uma só Saúde”, tão premente nos dias que correm!

A todos um grande muito obrigado e a certeza que iremos, mais uma vez, ultrapassar as dificuldades e continuar o nosso caminho de sucesso.

Parabéns FMV-ULisboa.

Rui Caldeira