Projetos

As necessidades primordiais dos Produtores Europeus de Bovinos de Carne determinam a seleção dos tópicos prioritários para 2021 da Rede BovINE financiada pela UE

2021-05-10


Ao longo do último ano, os produtores de carne de bovino de toda a Europa têm estado envolvidos na rede BovINE, através da participação em encontros nacionais e internacionais, em constante diálogo com os respetivos Coordenadores das Redes Regionais (Network Managers - NMs), para transmitirem e partilharem as suas necessidades de informação, de ferramentas e de orientação prática, no sentido de garantir uma maior sustentabilidade da gestão e das práticas implementadas nas suas explorações.

Este intercâmbio traduziu-se na seleção de 8 novos Temas Prioritários em que o BovINE se concentrará durante o ano de 2021, dois em cada uma das quatro áreas temáticas do projeto – Resiliência Socioeconómica; Saúde e Bem-Estar Animal; Eficiência Produtiva e Qualidade da Carne; e Sustentabilidade Ambiental. Os quatro Grupos Técnicos de Trabalho (TWGs) do projeto – um por área temática – coordenado por investigadores de instituições de investigação de renome, serão apoiados por grupos de peritos e pelos NMs das Associações de Produtores, para identificar publicações de referência, políticas e recomendações práticas, material visual validado, e boas práticas agrícolas, no sentido de coligir soluções que possam dar resposta às necessidades prioritárias identificadas para o sector da produção de carne de bovino.

O Dr Richard Lynch, Coordenador do Projeto BovINE pelo parceiro Teagasc e produtor na Irlanda, confirma a importância do papel dos coordenadores das redes regionais do projeto na identificação não só dos desafios, mas também das boas práticas adotadas nas explorações: “através da forte ligação que têm com os produtores de bovinos de carne nos seus países, os nossos NMs permitem-nos ter ‘os ouvidos na exploração’ e, assim, ajudar-nos a identificar os desafios que se colocam aos nossos agricultores para que consigam alcançar a sustentabilidade nas suas explorações. O conhecimento profundo que os NMs têm sobre os intervenientes-chave das suas redes regionais, conjugado com os quatro grupos de peritos, permite assegurar uma ligação forte entre ciência e experiência, permitindo assim que apenas soluções devidamente validadas sejam apresentadas”.

Os Tópicos Prioritários do BovINE para 2021 incluem temas que vão desde ferramentas de apoio aos produtores num tempo de mudanças significativas no mercado até à identificação de sistemas de recompensa à promoção da sustentabilidade ambiental; desde a avaliação da vitalidade dos vitelos após o nascimento até a identificação de formas de otimizar a colheita de indicadores de bem-estar animal. Os quatro líderes dos TWGs explicam o enquadramento dos tópicos selecionados em cada uma das quatro áreas de atuação do BovINE.

Kees De Roest, do Centro Ricerche Produzioni Animali (CRPA) em Itália, coordenador do tema da Resiliência Socioeconómica, explica a seleção dos dois temas prioritários desta área para 2021: “Tal como acontece com outros tipos de carne, a carne de bovino tem sido alvo de uma má imagem relacionada com a pegada de carbono e o efeito negativo sobre a saúde quando consumida em excesso. Contudo, os bovinos de carne, enquanto ruminantes, têm a capacidade de explorar áreas marginais de pastagens permanentes que não podem ser utilizadas para outros fins de produção agrícola. A carne de bovino tem de manter o seu lugar no mercado através de campanhas de divulgação, enaltecendo não apenas o seu valor nutritivo, mas também a sua capacidade de prestar serviços de sustentabilidade para diversos ecossistemas.”

“Os sistemas de estabulação e o maneio de bovinos podem ser melhorados com a implementação de tecnologia e equipamentos inovadores no sentido de economizar energia, água e mão-de-obra. Por exemplo, podem ser utilizadas fontes renováveis de energia, como a solar, para os equipamentos de administração diária de alimentos aos animais. A alimentação pode ser preparada com equipamentos totalmente automáticos, reduzindo assim a mão-de-obra e melhorando a eficiência do sistema. O conhecimento destas tecnologias inovadoras e de muitas outras implementadas na criação de bovinos por toda a Europa é útil para todos os produtores de carne de bovino que se esforçam para manter um sistema de produção economicamente sustentável.”

O líder do tema Saúde e Bem-Estar Animal, Frank-Dieter Zerbe, do Friedrich Loeffler Institut, Alemanha, explica a seleção das duas opções prioritárias para 2021: “Ferramentas que permitam uma abordagem padronizada na monitorização dos animais na exploração, possibilitam a comparação dentro e entre diferentes explorações, normalizando a forma como os dados são recolhidos e comunicados. Dados e documentação padronizados desta forma também facilitam o seu uso para possíveis fins de certificação e auditoria. Um bom ganho de peso diário é um sinal de ausência de doença e stress e, portanto, é um bom indicador de Saúde e Bem-Estar Animal na exploração. Neste momento testemunhamos uma crescente procura de inovações que permitam avançar para essa situação em que todos ganham, não apenas do ponto de vista económico, mas também na melhoria dos padrões de bem-estar animal.

A líder do tema Eficiência na Produção e Qualidade da Carne, Virginia C. Resconi, da Universidade de Saragoça, Espanha, explica a seleção das duas opções prioritárias para 2021: “Inovações relacionadas com a nutrição animal e com a redução do stress nos animais que possam ajudar à produção de uma carne mais saudável e de melhor qualidade, serão alvo de identificação e de partilha pelo BovINE. Estas inovações terão também em conta o respeito pelo bem-estar e o meio ambiente, de acordo com os interesses e as exigências dos consumidores. O segundo tópico prioritária desta área temática do BovINE pretende identificar problemas e sugerir soluções no sentido de se obter um vitelo saudável por vaca por ano, uma medida diretamente ligada à eficiência produtiva das manadas de carne e, portanto, à rentabilidade das explorações.”

Karen Goosens e Riet Desmet, líderes do tema Sustentabilidade Ambiental do ILVO - Instituut voor Landbouw, Visserij, en Voedingsonderzoek, Bélgica – justificam a seleção das duas opções prioritárias para 2021: “Os consumidores estão mais preocupados do que nunca com as condições em que os alimentos que adquirem, como a carne de bovino, são produzidos, ao mesmo tempo que, em conjunto com as entidades governamentais, exigem maiores esforços no sentido de garantir a sustentabilidade da produção. No entanto, as estratégias de sustentabilidade geralmente adicionam custos para o produtor que nem sempre são compensados com um preço mais alto do produto final. Os rótulos, associados a sistemas de produção que incluem boas práticas ambientais, podem apoiar e motivar os produtores a investir em medidas de sustentabilidade. O sequestro de carbono, considerado uma estratégia de mitigação para o aquecimento global, é um tema importante em diferentes sistemas agrícolas, incluindo na cadeia de produção de carne de bovino. Pretendemos definir, especificamente para os produtores de carne de bovino, como o carbono pode ser melhor sequestrado e qual é o papel dos sistemas agroflorestais na identificação de soluções.

Em 2021, o BovINE testará em explorações-alvo ou com grupos de especialistas externos, as inovações identificadas em 2020 com base nos tópicos prioritários originais. Em 2022, a equipe do projeto validará as inovações de pesquisa encontradas para abordar os temas selecionados para 2021. Os nove NMs organizarão reuniões nacionais em setembro/outubro - online e/ou presencialmente - onde toda a informação sobre as soluções identificadas será partilhada para análise e discussão por todas as partes interessadas. Simultaneamente, será iniciada uma nova procura de identificação das necessidades prioritárias para a produção.

O encontro transnacional do projeto BovINE ocorrerá em dezembro de 2021 e apresentará a toda a cadeia de produção carne de bovino na Europa, o conhecimento e a informação recolhido pelo conjunto destas ações, nas quatro áreas temáticas atrás identificadas. Toda esta informação será disponibilizada, através da plataforma BovINE Knowledge Hub (BKH), a todos os utilizadores registados.

 

Fim / Notas Finais

 
Notas para os editores:

1. 2021 Tópicos prioritários em cada um dos quatro temas do BovINE

Área temática

Título do tópico prioritário

Breve descrição

Resiliência
Socioeconómica

Iniciativas para promoção da imagem e sustentabilidade do consumo de carne de bovino

Identificar estratégias que podem melhorar a perceção do consumidor sobre a carne bovina, por exemplo, cadeias curtas de comercialização, rótulos de certificação e sustentabilidade e esquemas de certificação da produção.

Sistemas intensivos de produção de carne eficientes

Identificar sistemas de produção com estabulação mais eficiente de forma a reduzir  o maneio excessivo dos animais; reduzir o nível de stress no animal e no operador e reduzir o consumo de energia e água.


Saúde e Bem-Estar Animal

Ferramentas simples de avaliação e divulgação do bem-estar animal nas explorações

Identificação de ferramentas que permitem inspeções rápidas e eficazes através de dispositivos móveis e/ou registos em papel.

Fatores associados ao maneio, ao alojamento e ao ambiente, que afetam o bem-estar animal nas unidades de recria e de acabamento

Identificar a influência de fatores de stress no ganho de peso médio diário, tais como operações de maneio ou interações agonísticas entre animais ou dificuldade de acesso destes a recursos.

Sustentabilidade
Ambiental

Sistemas de apoio financeiro aos produtores de carne de bovino

Programas de apoio financeiro que recompensem os produtores pelos serviços ambientais fornecidos, como redução de carbono, preservação da biodiversidade e da qualidade da água dos solos e do ar.

Sequestro de carbono nas explorações de bovinos de carne

Identificar métodos usados para aumentar o sequestro de carbono em explorações de bovinos de carne, como técnicas de maneio e gestão de pastagens, técnicas de agricultura de conservação, e o papel potencial dos sistemas agroflorestais.


Eficiência Produtiva e
Qualidade da Carne

Influência da alimentação e do stress na qualidade da carne

Identificar estratégias de alimentação e fatores que originam stress (na exploração e durante o transporte) que podem alterar a qualidade da carne, conforme percecionado pelos consumidores (aparência, qualidade alimentar, prazo de validade, atributos acreditados).

Otimização do número de vitelos por vaca e por ano

Identificação de estratégias de produção (nutrição, saúde animal, gestão de dados, genética), para atingir o objetivo de um vitelo por vaca por ano.


Mais informação sobre os Tópicos Prioritários está disponível no site do Bovine www.bovine.eu e na plataforma Bovine Knowledge Hub (BKH) - www.bovine-hub.eu

2. Mais informações sobre o projeto, incluindo pedidos de entrevistas com os líderes de cada tema, coordenador do projeto ou outros membros da equipe do projeto e/ou conteúdo audiovisual (fotos/vídeos), entre em contato com Rhonda Smith & Marie Saville no Reino Unido: bovine@minervacomms.net +44(0)1264326427 / +44(0)7887-714957.

3. O projeto BovINE tem um Network Manager (NM) baseado em cada um dos 9 parceiros (Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Espanha) construindo redes  de atores em cada uma das suas regiões. Os seus contactos podem ser encontradas no site do BovINE: http://www.bovine-eu.net/network-managers/ .

4. Este comunicado à imprensa e mais informações sobre os Tópicos Prioritários estão disponíveis em mais nove idiomas. Clique nas bandeiras da página inicial do site BovINE para aceder a toda a informação em cada um dos idiomas.

5. Este projeto tem o apoio da União Europeia através do Horizonte 2020 “rural renaissance programme”. Project No: 862590 under call H2020-RUR-2019-15. Mais informação disponível em https://cordis.europa.eu/project/id/862590

6. Parceiros no Projeto BovINE

No. *

Nome da Organização participante

País

Atividade

1

Teagasc - Agriculture and Food Development Authority
Project Coordinator – Prof. Maeve Henchion maeve.henchion@teagasc.ie
Project Manager – Richard Lynch: richard.lynch@teagasc.ie

Irlanda

Investigação aplicada/ extensão

2

Feirmeoiri Aontuithe na h-Eireann Iontaobiathe Teoranta LBG

Irlanda

Associação de produtores

3

Centro Ricerche Produzioni Animali - C.R.P.A. s.p.a.

Itália

Investigação aplicada

4

Unicarve - Associazione Produttori Carni Bovine

Itália

Associação de produtores

5

Institut de l'Elevage

França

Investigação aplicada/ consultoria

6

Fédération Nationale Bovine

França

Associação de produtores de bovinos de carne

7

Universidad de Zaragoza

Espanha

Investigação

8

Instituto Navarro de Tecnologias e Infraestructuras Agroalimentarias SA

Espanha

Investigação aplicada/consultoria

9

Szkola Glowna Gospodarstwa Wiejskiego

Polónia

Investigação

10

Polish Beef Association

Polónia

Associação de produtores de bovinos de carne

11

Faculdade de Medicina Veterinária

Portugal

Investigação

12

ACBM- Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos

Portugal

Associação de produtores de bovinos

13

Eigen Vermogen van het Instituut voor Landbouw- en Visserijonderzoek

Bélgica

Investigação aplicada

14

Boerenbond

Bélgica

Associação produtores

15

Friedrich Loeffler Institut - Bundesforschungsinstitut fur Tiergesundheit

Alemanha

Investigação

16

Bundesverband Rind und Schwein e.V

Alemanha

Associação produtores

17

Minerva HCC Ltd

UK

PME – comunicação

18

NPO Liivimaa Lihaveis

Estónia

Organização sem fins lucrativos

 

BovINE NI-03 – 29 abril 2021