Projetos

BROILERNET - Press release 1

2022-10-25

PRESS RELEASE 2022.01 – Emitido a 7 de Outubro de 2022

A rede europeia BROILERNET é um projeto financiado pela UE, que visa aumentar a resiliência e a sustentabilidade do setor europeu dos frangos de carne

BROILERNET, o primeiro projeto europeu para melhorar a sustentabilidade e a resiliência do setor dos frangos de carne, realizou a sua reunião de lançamento na última semana de Setembro de 2022 em Almere, Países Baixos. Estiveram presentes parceiros de todos os 13 países envolvidos nesta rede, tanto do sector dos frangos de carne como de organizações de investigação.

O coordenador do projeto, Professor Stefan Gunnarsson, da Swedish Agricultural University, diz: "Estou entusiasmado por iniciar o projeto. Reunimos uma forte equipa de peritos dentro do sector dos frangos de carne em 13 países europeus. O nosso objetivo a longo prazo é o de aumentar a sustentabilidade na criação de frangos de carne".

Ao longo deste projeto, a identificação de ideias inovadoras e boas práticas dentro do sector dos frangos de carne será feita através do estabelecimento de redes nacionais e transnacionais de agricultores, conselheiros, sistemas de integração, veterinários, investigadores e outros intervenientes relevantes no sector dos frangos de carne. Estes identificarão ideias e boas práticas inovadoras em torno dos seguintes temas:

- Saúde dos frangos de carne

- Bem-estar dos frangos de carne

- Impacto ambiental da criação de frangos de carne

Será verificada a viabilidade das boas práticas, incluindo uma análise custo-benefício. As soluções prontas a colocar em prática e as boas práticas inovadoras serão recolhidas num reservatório de conhecimento, a plataforma 'the Broiler Knowledge Hub' que será acessível a todos os utilizadores finais, incluindo os países participantes e não só, e comunicado através de eventos nacionais e internacionais do BROILERNET. O projeto decorrerá até Agosto de 2026.

O Prof. Gunnarsson refere ainda: 'A nossa rede identificará desafios importantes dentro da criação de frangos de carne, e depois encontraremos as melhores práticas que podem ser utilizadas para mitigar estes desafios. O nosso objetivo a longo prazo é aumentar a sustentabilidade no sector da criação de frangos de carne".

Magda Aguiar Fontes, Professora no Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de Lisboa e coordenadora do parceiro FMV no Projeto BROILERNET refere: “o projeto BROILERNET procura identificar as necessidades da produção de frangos de carne perante o desafio de hoje de promover uma produção mais sustentável, envolvendo um conjunto diversificado de parceiros e procurando uma ligação forte entre os vários agentes da cadeia de valor dos frangos de carne. Com uma rede de 12 parceiros da UE, tentaremos encontrar a solução para os vários problemas e necessidades identificadas.”

Pedro Raposo Ribeiro, Secretário-Geral da ANCAVE, organização profissional nacional que integra esta parceria, realça que “esta é uma oportunidade de excelência para reforçar a ligação entre as empresas e os centros de produção de conhecimento, abrindo portas à resolução de muitos dos desafios concretos que se colocam ao setor na via de uma produção mais sustentável e competitiva”.

 

 

Nota:

Para mais informações sobre o projeto, incluindo pedidos de entrevistas com o coordenador, queira contactar: Dr S. Gunnarsson, e-mail stefan.gunnarsson@slu.se, telemóvel +46 70 651 41 97.

Este projeto recebeu financiamento do Programa de Investigação e Inovação Horizon 2020 da UE.

 

Parceiros do projeto BROILERNET:

Parceiro

País

Tipo

Sveriges Lantbruksuniversitet (SLU) (coordinator)

Suécia

Investigação

Agence nationale de sécurité sanitaire de l’alimentation, de l’environnement et du travail (ANSES)

França

Investigação

Centro Ricerche Produzioni Animali (CRPA)

Itália

Investigação

Friedrich-Loeffler-Institut: Bundesforschungsinstitut für Tiergesundheit (FLI)

Alemanha

Investigação

Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentaries (IRTA)

Espanha

Investigação

Ellinikos Georgikos Organismos - Dimitra

Grécia

Investigação

Royal Agricultural University

Reino Unido

Investigação

Szkoła Główna Gospodarstwa Wiejskiego w Warszawie

Polónia

Investigação

Univerza v Ljubljani

Eslovenia

Investigação

Stichting Wageningen Research

Países Baixos

Investigação

Helsingin Yliopisto

Filândia

Investigação

Faculdade de Medicina Veterinária

Portugal

Investigação

Svensk Fågel Service AB

Suécia

Indústria

Terrena Société Coopérative Agricole (Galliance)

France

Indústria

Unione Nazionale Filiere Agroalimentari delle Carni e delle Uova

Itália

Indústria

Bundesverband bäuerlicher Hähnchenerzeuger

Alemanha

Indústria

Federació Avícola Catalana

Espanha

Indústria

Agrotikos Ptinotrofikos Synetairismos Ioanninon

Grécia

Indústria

British Poultry Council

Reino Unido

Indústria

Polski Związek Zrzeszeń Hodowców i Producentów Drobiu

Polónia

Indústria

PERUTNINA Ptuj Reja Perutnine Proizvodnja Krmil Perutninskega Mesa in Izdelkov Trgovina in Storitve

Eslovenia

Indústria

Federação Portuguesa das Associações Avícolas

Portugal

Indústria

Teagasc

Irlanda

Investigação

Suomen Siipikarjasäätiön

Filândia

Indústria

Leenders Vennootschap Onder Firma

Países Baixos

Indústria

 

BROILERNET PR-01 versão traduzida – 16 OUTUBRO 2022