2º Encontro - BroilerNET

2023-11-23

Press Release

Novembro 2023

O segundo encontro da rede nacional do Projeto Europeu BroilerNET, decorreu no dia 13 de outubro 2023 das 14h às 16h na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa

A rede transeuropeia de apoio à produção de carne de frango, BroilerNET, destinada a enfrentar os desafios de sustentabilidade do setor, reuniu cerca de 9 participantes, que de uma forma muito enriquecedora e produtiva, discutiram as boas práticas geralmente seguidas, ao nível dos três temas que o projeto contempla: bem-estar animal; gestão da saúde animal, e sustentabilidade ambiental. A discussão foi em torno dos desafios definidos para este ano de trabalho por área temática (Quadro 1).

Quadro 1 - Áreas Temáticas do projeto BroilerNet: desafios para o ano 1 do projeto.

Desafio

Área Temática

Sustentabilidade ambiental

Neutralidade carbónica e pegada ambiental

Origem e qualidade dos alimentos para animais

Gestão energética

Bem-estar animal

Genética

Climatização

Gestão da saúde animal

Melhoria da Biossegurança

Gripe Aviária

Redução do uso de antimicrobianos

Este encontro, organizado pelo gestor da rede de inovação do projecto, Broiler Inovation Network (BIN), o Eng.º Pedro Ribeiro da ANCAVE, e pela equipa do parceiro coordenador deste projeto em Portugal, a Faculdade de Medicina Veterinária, teve como grande objetivo, a identificação e discussão das Boas práticas que respondem aos desafios e as preocupações dominantes do sector.

Assim, ao nível da área temática Sustentabilidade Ambiental, foram referidas como Boas Práticas: a instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações no centro de abate; a instalação de sistemas de controlo da produção de amoníaco, e a instalação de contadores de consumo de água.

Ao nível do Bem-estar animal, foram identificadas como Boas Práticas: a instalação de pavimento radiante em pavilhões avícolas de produção/engorda de frangos para abate; a formação transversal de todos os tratadores no âmbito da proteção de animais nos locais de criação; a formação de acordo com a legislação de transporte de aves vivas, e a instalação de sistemas de monitorização, controlo e alarmística de dados ambientais – Farmcontrol.

Por último, ao nível da Gestão de Saúde Animal, as Boas Práticas apresentadas foram: a criação de barreiras sanitárias com implementação de balneários e restrição de visitas ao essencial, bem como o seu controlo.

É de salientar que no âmbito do BroilerNet, as Boas Práticas recolhidas pelos parceiros nas respetivas redes nacionais, serão posteriormente avaliadas a nível internacional por uma rede de peritos temáticos. As melhores Boas Práticas serão divulgadas em toda a Europa e as “melhores Boas Práticas” serão premiadas como “Campeões BroilerNet”.

Resumos sobre as “melhores Boas Práticas” serão divulgados da página do BroilerNet e numa versão alargada como relatórios para a plataforma EIP-AGRI.

Concluiu-se assim esta segunda iniciativa no âmbito da Rede nacional e do Projeto BroilerNet e que deu o mote para futuros encontros.

Nota aos editores:

1. Mais informação disponível em https://broilernet.eu/
  2. A rede BroilerNet conta com 25 parceiros no total de 13 países europeus, 13 parceiros académicos e 12 parceiros industriais, e é coordenada por Stefan Gunnarsson da Universidade de Ciências Agrícolas (SLU, Suécia). Em Portugal os parceiros são a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa) e a Associação Nacional dos Centros de Abate e Indústrias Transformadoras de Carne de Aves (ANCAVE). Detalhes dos outros parceiros podem ser consultados no quadro abaixo.

Quadro 2 - Parceiros do projeto BROILERNET:

Parceiro

Sveriges Lantbruksuniversitet (SLU) (coordenador)

Suécia

Investigação

Agence nationale de sécurité sanitaire de l’alimentation, de l’environnement et du travail (ANSES)

França

Investigação

Centro Ricerche Produzioni Animali (CRPA)

Itália

Investigação

Friedrich-Loeffler-Institut: Bundesforschungsinstitut für Tiergesundheit (FLI)