Faculdade

7 JUN - Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

2020-07-16


O segundo Dia Mundial da Segurança Alimentar (DMSA) será comemorado a 7 de junho de 2020 para chamar a atenção e inspirar ações que ajudem a prevenir, detetar e gerir os riscos transmitidos pelos alimentos, contribuindo para a segurança alimentar, a saúde humana, a prosperidade económica, a agricultura, o acesso ao mercado, o turismo e ao desenvolvimento sustentável.

Após o sucesso da primeira comemoração em 2019, este ano o DMSA reforça novamente o apelo para fortalecer o compromisso de aumentar a segurança alimentar feita pela Conferência de Adis Abeba e pelo Fórum de Genebra em 2019 integrado no "O Futuro da Segurança Alimentar". A OMS, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), tem o prazer de estreitar esforços com os Estados Membros para celebrar o Dia Mundial da Segurança Alimentar.

Sob o tema "Segurança alimentar, um negócio de todos", a ação da campanha visa promover a consciencialização global sobre segurança alimentar e exortar os países e tomadores de decisão, o setor privado, a sociedade civil, as organizações da ONU e o público em geral a tomar medidas.

A segurança alimentar é uma responsabilidade compartilhada entre governos, produtores e consumidores. O Mundo tem um papel a cumprir desde o campo até à mesa de modo a garantir que os alimentos que consumimos sejam seguros e não causam danos à nossa saúde. Durante o Dia Mundial da Segurança Alimentar, a OMS prossegue com os seus esforços para integrar a segurança alimentar na sua agenda e reduzir o peso causado pelas doenças transmitidas por alimentos em todo o mundo.

 

 

Apelos à Ação

  1. Garanta que é seguro - O Governo deve garantir alimentos seguros e nutritivos para todos
  2. Produza com segurança - Os produtores agrícolas e de alimentos precisam adotar boas práticas
  3. Mantenha-os seguros - Os operadores comerciais devem garantir que os alimentos são seguros
  4. Alimente-se em segurança - Todos os consumidores têm direito a alimentos seguros, saudáveis ​​e nutritivos
  5. Em equipa pela segurança - A segurança dos alimentos é uma responsabilidade compartilhada