INSCRIÇÕES - Mestrado Integrado em Medicina Veterinária 23/24

2023-08-25

Informações Gerais

As inscrições para o ano letivo de 2023/2024 realizam-se online, através da plataforma FénixEdu (https://fenix.fmv.ulisboa.pt/login), nos termos do seguinte calendário:

• 1.º Ano – Nos termos do calendário do Concurso Nacional de Acesso 2023;

• Do 2.º ao 5.º Ano – Entre 1 a 31 de agosto de 2023
    (Para estudantes que não realizam exames de Época Especial de 2022/2023);

• Do 2.º ao 5.º Ano – Entre 23 a 30 de setembro de 2023
    (Para estudantes que realizam exames de Época Especial de 2022/2023);

• 6.º Ano – Entre 1 de agosto a 30 de setembro de 2023
    (as inscrições são realizadas pelo Gabinete de Gestão Académica).

Condições para realização da Inscrição

A inscrição depende do cumprimento das seguintes regras gerais:

• Inscrição válida no ano letivo de 2023/2024;
  • Eventuais incumprimentos de pagamentos perante a Faculdade terão de ser regularizados antes da inscrição on-line. Para o efeito e caso seja necessário deverá contatar a Divisão de Recursos Financeiros, através de tesouraria@fmv.ulisboa.pt;
  • O registo do aproveitamento do ano transato (notas lançadas) tem de estar concluído;

Regime de Inscrição nas Unidades Curriculares

• Aquando da sua inscrição anual, o estudante deve inscrever-se primeiro em todas as unidades curriculares que eventualmente tenha em atraso e depois nas unidades curriculares imediatamente subsequentes do Plano de Estudos, perfazendo no máximo 80 ECTS;

Os estudantes do 3.º, 4.º e 5.º ano têm como limite máximo a inscrição até 75 ECTS no FénixEdu, para mais tarde se proceder à inscrição das UC’s opcionais, a ser efetuada pelo Gabinete de Gestão Académica

• Têm acesso ao Estágio (6.º Ano) os estudantes que tenham obtido aprovação em todas as restantes unidades curriculares do Plano de Estudos do MIMV (300 ECTS);
  • Excecionalmente, podem iniciar o seu Estágio estudantes que não tenham obtido aprovação a um máximo de 10 ECTS, desde que as unidades curriculares correspondentes não pertençam à área científica do Estágio;
  • A inscrição nas UC opcionais (3.º, 4.º e 5.º ano) é realizada pelo Gabinete de Gestão Académica, num formulário online e de acordo com o processo de seriação dos candidatos, mediante a publicação dos Editais de candidatura para os períodos indicados, que determinam as condições e requisitos para este efeito;
  • A não inscrição em 2023/2024, determina a caducidade da inscrição, a qual poderá ser retomada através do regime de Reingresso, que não pode ocorrer no ano letivo seguinte ao último ano letivo em que o estudante esteve inscrito.

Normas Regulamentares

Regime de Prescrição

Designa-se por prescrição a perda do direito à inscrição quando o estudante, regularmente inscrito, não cumpre os critérios de aproveitamento escolar, nos termos da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto, na sua redação atual;
Nos termos da Lei n.º 35/2021 de 8 de junho, os anos letivos de 2019-2020 e 2020-2021 não são considerados para efeitos de contabilização do prazo de prescrição.

Estudante em Regime de Tempo Parcial

Considera-se estudante em regime geral a tempo parcial da FMV-ULisboa, aquele que, num determinado ano letivo, opte pela frequência em regime de tempo parcial inscrevendo-se num número reduzido de unidades curriculares num ciclo de estudos conducente à obtenção de um grau de licenciado ou de mestre e beneficiando, por isso, de uma redução do valor da propina e regra de prescrição específica. Os estudantes em regime geral a tempo parcial, do MIMV, podem inscrever-se até o máximo de 40 ECTS, nos seguintes termos:

• Inscrição até 19 ECTS corresponde a 35% da propina devida pelo estudante em regime geral a tempo integral, para o mesmo ciclo de estudos;
  • Inscrição entre 20 a 40 ECTS corresponde a 65% da propina devida pelo aluno em regime geral a tempo integral, para o mesmo ciclo de estudos.

A inscrição no 6.º ano do MIMV, será obrigatoriamente em regime de tempo integral, salvo no caso de estudantes reprovados.
A candidatura a este regime é efetuada anualmente, até 15 dias após o ato da matrícula/inscrição, online, através do FénixEdu (funcionalidade disponível a partir de 1 de setembro de 2023).

Procedimento

A inscrição é feita no sistema de gestão académica FénixEdu e os estudantes devem ser portadores das credenciais de autenticação na conta de utilizador da ULisboa.

1. Para se autenticar o estudante deverá utilizar as suas credenciais:
    Utilizador: user definido na 1.ª inscrição na FMV e a Password: previamente definida pelo estudante.
  2. Ao entrar no Fénix, o estudante deve aceder ao módulo:
    “Inscrever” >> Processos de inscrição >> e selecionar as unidades curriculares que vai frequentar no próximo ano, nos termos do ponto n.º 3.
  3. Depois de escolhidas as unidades curriculares, quer as unidades curriculares do 1.º semestre quer as do 2.º semestre, o estudante deve CONFIRMAR a inscrição.
  4. Uma vez confirmada a inscrição, é gerada propina, taxa de inscrição e seguro escolar (as referências de MB podem ser consultadas na conta corrente).

Propinas

Propinas e Emolumentos (.pdf)

Calendário Escolar 2023/24

1.º Semestre  |  11 SET'23 - 14 FEV'24