RedeSAÚDE da Universidade de Lisboa distingue dois trabalhos de investigação de estudantes da FMV/CIISA

2021-12-09

A 5ª conferência anual da redeSAÚDE decorreu no passado dia 30 de novembro, subordinada ao tema “A Health Research Agenda Towards 2030”, inserida no evento “Novos Desafios em Saúde na ULisboa” da redeSAÚDE da Universidade de Lisboa.

A conferência reuniu docentes, investigadores e alunos da Universidade de Lisboa com empresas e outras entidades públicas e privadas com vista a analisar os desafios e oportunidades em saúde numa perspectiva futura (2030). Esta conferência potenciou ainda um espaço de reflexão em múltiplas áreas de vertente clínica: Medicina de precisão, doenças infeciosas, cancro e doenças neurodegenerativas. Foram ainda debatidos temas nas áreas do envelhecimento, terapias inovadoras, vacinas e cooperação entre academia e indústria na área tecnológica.

Por fim, foram atribuídos quatro prémios redeSAÚDE a trabalhos de investigação de Doutoramento e Mestrado, dois dos quais a estudantes da FMV/CIISA.

O prémio de doutoramento na área de investigação fundamental foi atribuído à estudante Ana André com o trabalho: “Development of highly specific and potent single-domain antibody-drug conjugates for cancer treatment” sob a orientação do Professor Frederico Aires da Silva (FMV/CIISA), Professor Luís Tavares (FMV/CIISA) e Professor João Gonçalves (FF/iMed).

O prémio de mestrado na área de investigação fundamental foi atribuído à estudante Marta Pinto com o trabalho: “Epicutaneous immunotherapy as a novel route of allergenic administration in dogs with atopic dermatitis: a proof-of-concept study” sob a orientação da Professora Ana Mafalda Lourenço (FMV/CIISA) e Professora Joana Marto (FF/iMed).

Muitos parabéns às estudantes, orientadores e equipas envolvidas.