Investigação

Broilernet - BIOSECURITY - Boas Práticas Portuguesas do 1º Ciclo do Projeto

2024-04-17

Introdução

A criação de barreiras sanitárias através da implementação de balneários e da restrição de visitas, limitando-as ao estritamente essencial, e realizando o seu rigoroso controlo e registo, revela-se um pilar fundamental para a biossegurança das explorações avícolas.

A adoção destas medidas envolve a instalação de barreiras físicas (redes e portões) e a instalação de vestiários capazes de funcionar como filtros sanitários.

Todos os visitantes, antes de entrar nos pavilhões onde estão os animais, devem tomar banho e usar roupas adequadas, fornecidas pela exploração.

Adaptar uma exploração para estes procedimentos, envolve investimentos físicos, mas também investimentos na formação adequada e na sensibilização do pessoal.

Estas medidas permitem reduzir substancialmente os riscos de contaminação, transmissão de doenças e consequentemente, permitem a redução do sofrimento animal, proporcionando ganhos económicos muito significativos, em resultado da redução dos riscos sanitários e da necessidade de intervenções de contingência.

 

Antecedentes e desafios

  • A entrada de visitantes ou de pessoal técnico nas instalações dos animais aumenta o risco de transmissão de doenças
  • Melhorar a gestão de saúde animal através da elevação dos níveis de biossegurança
  • Criação de barreiras sanitárias com implementação de balneários e visitas restritas ao mínimo exigido, bem como o seu controlo
  • Melhorar a saúde pública, reduzindo a potencial propagação de doenças
  • Melhorar as condições sanitárias e de bem-estar animal

 

Informação adicional

Os Estados-membros da União Europeia têm a possibilidade de integrar estas medidas para incentivar e apoiar este tipo de investimento em boas práticas nos seus programas de Desenvolvimento Rural.

A criação de barreiras sanitárias, envolve investimentos físicos que poderão ultrapassar os 100 mil euros, um custo que poderá ser bastante variável dependendo da situação inicial e da localização das instalações.

A formação e a sensibilização do pessoal agrícola para os procedimentos não excecionáveis, são fatores-chave para o sucesso das medidas de biossegurança.

 

Benefícios

  • Melhorar a gestão de riscos agrícolas
  • Redução da transmissão de doenças e, consequentemente, redução do possível sofrimento das aves causado pelos efeitos adversos das doenças
  • Melhoria dos resultados económicos pela diminuição da mortalidade, menos necessidades de intervenções de contingência sanitária e melhor produtividade
  • Potencial melhoria do estatuto sanitário da exploração
  • Melhoria da imagem de mercado e segurança dos produtos

 


BroilerNet FactSheet AH1_c1_3 - Boas Práticas (.pdf)