Projetos

Primeiro encontro da rede nacional do Projeto Europeu BroilerNET

2023-07-24

Press Release (.PDF)


Junho 2023
O primeiro encontro da rede nacional do Projeto Europeu BroilerNET, decorreu no dia 7 de junho 2023 das 11h às 13h30 em Santarém

A rede transeuropeia de apoio à produção de carne de frango, BroilerNET, destinada a enfrentar os desafios de sustentabilidade do setor, reuniu cerca de 10 participantes, na sua maioria produtores de frangos, que de uma forma muito enriquecedora e produtiva, discutiram as necessidades prioritárias que a produção enfrenta, ao nível dos três temas que o projeto contempla: bem-estar animal; gestão da saúde animal, e sustentabilidade ambiental.

Este encontro, organizado pelo gestor da rede nacional do Projeto BroilerNET em Portugal, o Eng.º Pedro Ribeiro da ANCAVE, teve como grande objectivo, para além de promover o conhecimento entre os membros da rede de Inovação deste projeto - Broiler Inovation Network (BIN), a identificação e discussão dos desafios e das preocupações dominantes do sector.

Neste sentido, e resultante de um exercício de "brain storming" efetuado pelos participantes, foi possível, para as diferentes áreas temáticas do projecto identificar as necessidades prioritárias, tendo como mote e inquietação mais premente e subjacente ao que foi possível concretizar, as recentes propostas da EFSA e atualmente em discussão pública.

Assim, e depois de uma discussão rica e séria, e por área temática de trabalho, esta rede considera que ao nível da Gestão de Saúde Animal se levantam, sobretudo, as questões relacionadas com os antimicrobianos que aqui referimos: as alternativas ao uso de antimicrobianos e o impacto do uso dos mesmos na produção, a qualidade na formulação de rações, o impacto da alteração do estatuto dos coccidiostáticos, a utilização da proteína de insectos - impactos e consequências, as lesões versus aumento de peso, a avaliação de pró-bióticos e fito bióticos como promotores de imunidade e da saúde intestinal no início de vida, e a vacinação (GAAP entre outros).

Ao nível do bem-estar animal, o grande desafio tem a ver com as densidades na exploração e que decorre das recentes propostas da EFSA. Aqui identificámos como maiores necessidades a determinação dos níveis de densidade óptimos, e o impacto económico e ambiental neste sector se as recentes propostas da EFSA vierem a ser aprovadas. Foram ainda abordadas, nesta mesma área temática, a qualidade das infraestruturas aliada à regulamentação e normas, e os processos de licenciamento, os sistemas de luz natural, a percentagem de mortalidade nas explorações e a sexagem nas reprodutoras.

Por último, e ao nível da área temática sustentabilidade ambiental, foram identificados como principais desafios, a necessidade de atingir a neutralidade carbónica / redução das emissões de GEE, em particular amoníaco, a necessidade de valorização/reutilização de efluentes, estrumes e camas, a disponibilidade e qualidade da água, e ainda o impacto ambiental das estirpes de crescimento lento (água; ração; emissões).

Não de somenos importância, foram ainda identificadas as questões transversais e de contexto, e que, mais uma vez, decorrem sobretudo das propostas da EFSA e em discussão pública, a equidade de tratamento dos produtos europeus e de países terceiros, os prazos de adaptação a novas regras de produção, a sustentabilidade económica da produção e os custos e qualidade da certificação.

Concluiu-se assim esta primeira iniciativa no âmbito da Rede nacional e do Projeto BroilerNET e que pensamos ter sido verdadeiramente importante ao permitir que num mesmo fórum se reunissem os vários atores da cadeia de valor de frangos de carne, mas em especial a produção, e, assim, identificar as principais necessidades que os produtores enfrentam neste futuro próximo, fortemente influenciadas pela recente proposta da EFSA, as quais, se forem para a frente, comprometem seriamente a viabilidade e sobrevivência deste setor.

Nota aos editores:

  1. Mais informação disponível em https://broilernet.eu
  2. A rede BroilerNet conta com 25 parceiros no total de 13 países europeus, 13 parceiros académicos e 12 parceiros industriais, e é coordenada por Stefan Gunnarsson da Universidade de Ciências Agrícolas (SLU, Suécia). Em Portugal os parceiros são a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa) e a Associação Nacional dos Centros de Abate e Indústrias Transformadoras de Carne de Aves (ANCAVE). Detalhes dos outros parceiros podem ser consultados no quadro abaixo


Tabela 1 - Parceiros do projeto BROILERNET:

Parceiro País Tipo
Sveriges Lantbruksuniversitet (SLU) (coordenador) Suécia Investigação
Agence nationale de sécurité sanitaire de l’alimentation, de l’environnement et du travail (ANSES) França Investigação
Centro Ricerche Produzioni Animali (CRPA) Itália Investigação
Friedrich-Loeffler-Institut: Bundesforschungsinstitut für Tiergesundheit (FLI) Alemanha Investigação
Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentaries (IRTA) Espanha Investigação
Ellinikos Georgikos Organismos - Dimitra Grécia Investigação
Royal Agricultural University Reino Unido Investigação
Szkoła Główna Gospodarstwa Wiejskiego w Warszawie Polónia Investigação
Univerza v Ljubljani Eslovénia Investigação
Stichting Wageningen Research Países Baixos Investigação
Helsingin Yliopisto Finlândia Investigação
Faculdade de Medicina Veterinária Portugal Investigação
Svensk Fågel Service AB Suécia Indústria
Terrena Société Coopérative Agricole (Galliance) França Indústria
Unione Nazionale Filiere Agroalimentari delle Carni e delle Uova Itália Indústria
Bundesverband bäuerlicher Hähnchenerzeuger Alemanha Indústria
Federació Avícola Catalana Espanha Indústria
Agrotikos Ptinotrofikos Synetairismos Ioanninon Grécia Indústria
British Poultry Council Reino Unido Indústria
Polski Związek Zrzeszeń Hodowców i Producentów Drobiu Polónia Indústria
PERUTNINA Ptuj Reja Perutnine Proizvodnja Krmil Perutninskega Mesa in Izdelkov Trgovina in Storitve Eslovénia Indústria
Federação Portuguesa das Associações Avícolas Portugal Indústria
Teagasc Irlanda Investigação
Suomen Siipikarjasäätiön Finlândia Indústria
Leenders Vennootschap Onder Firma Países Baixos Indústria